Técnicas de Memorização – Conheça Três Maneiras de Gravar Melhor o Conteúdo Estudado!
Está estudando para uma prova difícil? Está com pouco tempo disponível? Que tal aprender algumas técnicas de memorização?
Treinar a sua mente é uma estratégia muito poderosa e vai auxiliar nesse momento assim como me ajudou e me ajuda até hoje.
Uma vez que, diversos conteúdos são vistos, absorver e assimilar todos pode ser uma tarefa bem desafiadora.
Portanto, você irá combater os brancos e as lacunas mentais que podem ser prejudiciais para o seu desenvolvimento.
Melhorando assim, a sua aprendizagem e o desempenho na hora de realizar os exames.
Isso porque, a mente obedece a diversos comandos, podendo assim você mesmo criar o seu através das técnicas de memorização.
Então, leia nosso artigo e confira essas três super dicas para melhorar sua memória.
Vem comigo! ( piscadela 😉 )
3 Técnicas De Memorização De Conteúdos
Você que possui dificuldades para absorver conteúdos, nossas dicas poderão lhe auxiliar.
As técnicas de memorização, são formas de auxiliar toda e qualquer pessoa em seu aprendizado. Extraindo seu potencial e melhorando sua performance nos estudos.
1. Encadeando Suas Ideias
Você já parou para pensar quais são os momentos mais relevantes de sua vida? Talvez você não saiba, mas a memória guarda muito melhor, momentos marcantes.
Ao contrário dos acontecimentos do nosso dia-a-dia. Possivelmente você perceberá isso, ao pensar em sua infância. Uma vez que, é mais comum memórias de momentos especiais.
Portanto, nota-se que o aprendizado segue, literalmente, a mesma linha de raciocínio.
Ou seja, nossa memória não é tão potente pois, estudar é algo rotineiro, cotidiano, um hábito nada diferenciado. Mas, é possível modificar essa relação em nossa mente.
Logo, utilize sua imaginação durante os estudos, invente cenários para aquilo que você aprende. Nosso cérebro é uma máquina de processar imagens.
Quer um exemplo desse tipo de técnica? Lembra aquele professor que contava musiquinhas com fórmulas matemáticas? Ou no ensino infantil, quando a professora cantava o alfabeto mostrando as letras?
Pode ser que a essa altura você já tenha esquecido. Mas, na época não era algo recorrente em sua memória? Estes estímulos são muito poderosos
Digamos assim, que você estará criando gatilhos, que será acionado ao ler determinados conteúdos. Isso porque, criar associações aumenta a complexidade de nossa mente.
2. Materialize Suas Ideias
Complementando assim, a técnica anterior, materializar as ideias resultará em avanços de sua memória.
Dessa forma, enquanto estuda, torne concreto aqueles termos de significado abstrato. Ou seja, crie associações para que sua memorização e aprendizado seja possível.
Por exemplo, peguemos a palavra “direito”. Estas possui diversos significados, mas, nenhum que possa ter tocado, sentido ou até mesmo tateado, isso por se tratar de uma palavra apenas de nomeação.
Então, digamos que você quer memorizar algo não concreto e precisa de ajuda.
Basta assim, que você assemelhe essa palavra a outro significado palpável.
Quando falo de direito, lembro de um martelo de juiz, logo me remete a justiça, algo que é certo (ouço até o barulho dele batendo). Criando assim, uma ponte que conecta você ao conteúdo.
Uma vez que, você criará “comparações”, atribuindo uma imagem aquilo que antes não possuía uma.
Desenhar também é um caminho muito eficaz para memorização. Fiz muito isso durante meus estudos. Algo que fiz também durante o processo de alfabetização do meu filho foi brincar com bonecos de massinha.
Fazíamos os animais que é a paixão dele, assim ele poderia ver, tocar e assim o estimulava a ele escrever os nomes dos animais.
3. Técnica do Percurso
Nesta última, das técnicas de memorização, falaremos mais uma vez sobre o poder da associação.
Sabe aqueles produtos ou fatos históricos que você deve memorizar, mais são muitos nomes e as ordens se confundem em sua mente?
Aqui vale atribuir uma nova imagem ao seu significado.
Quando falamos de pessoas, podemos modificar seu nome para objetos com sonoridade semelhante e criar assim, uma lista desses itens diferenciados, principalmente de maneira engraçada.
Ou caso seja o acontecimento em si, que tal atribuir cada fase a ordem de algo que você identifique facilmente.
Como, por exemplo, o caminho que você faz da entrada do trabalho até a sua mesa.
Parece complicado? No entanto, pode ser mais simples do que você imagina. Digamos então, que a porta seja a primeira ocorrência, o elevador que você entra a segunda, e por aí vai.
Todo dia, praticar essa associação por algum percurso conhecido irá facilitar sua associação.
O Que Evitar Na Hora Do Aprendizado
Além de nossas 3 dicas para a memória, irei citar brevemente atitudes comuns. Entretanto, que atrapalham essa absorção, confira:
- Falta de organização de conteúdos a se estudar;
- Ficar repetindo um mesmo conteúdo na intenção de gravá-lo;
- Não filtrar o que possui importância e deve realmente ser anotado;
- Não organizar seu horário de estudo de acordo com o tempo disponível.
Pequenos erros assim, que prejudicando o funcionamento de sua performance e produtividade. Resultando num efeito contrário ao desejado.
Técnicas de memorização servem para as mais variadas pessoas e conteúdos a serem estudos.
Não sendo então, necessário utilizar estratégias rebuscadas e difíceis. Apenas os seus recursos naturais, como a imaginação e criatividade para associar e absorver conteúdos.
“A persistência é o caminho do êxito”, já dizia Charles Chaplin. Contudo, é preciso saber persistir de maneira correta.
Respeitando seus próprios limites, não forçando sua mente. Uma vez que, isso pode levar a um desgaste físico e mental, afetando produtividade e desenvolvimento.
Você comete ou já cometeu algum destes erros? Compartilhe sua história com a gente nos comentários.
0 Comentários