Estude MENOS – Técnicas Para Acelerar Seu Aprendizado!
Você já sentiu cansado de tanto estudar e parece que não consegue absorver o conteúdo? Pois é, eu também então aprenda algumas técnicas para que voce estude menos !
Pois é, com isso evitamos, passar por aquela sensação de que você estuda, mas logo depois esquece tudo.
Possibilitando então, não “perder tempo” tentando memorizar sempre o mesmo conteúdo.
Isso porque, seu aprendizado será acelerado, ao absorver melhor tudo que você estuda, não necessitando então, voltar sempre na mesma matéria, lhe permitindo mais tempo para novos conteúdos. Permitindo assim, um desenvolvimento mais produtivo e contínuo.
Quer saber mais sobre este tema?
Hoje eu gostaria de compartilhar com você alguns dos meus segredos. São algumas técnicas eficazes, bem como, algumas dicas que irão para lhe auxiliar.
Vem Comigo! ( piscadela 😉 )
1. Técnica EPL2R
Criado em 1964, por Francis Pleasant Robison, psicólogo americano. Esse método se baseia em 5 fundamentos:
- Explorar: ou seja, leituras dinâmicas e superficiais do que você deverá estudar. Checando seus tópicos, títulos, ou até mesmo seu índice. Fazendo assim, com que o contato desperte sua curiosidade, o levando ao segundo passo.
- Perguntar: depois de fazer um reconhecimento, dúvidas deverão surgir sobre as matérias. Desse modo, levando você a criar perguntas.
- Ler: aqui, você irá realizar a leitura do conteúdo. Visando assim, responder todas as perguntas formuladas anteriormente, encontrando soluções.
- Rememorar: mas, agora sim é que você realizará uma leitura tradicional. Não pensando, em suas possíveis aplicações.
- Repassar: depois que você assimilar todo o conteúdo, crie uma aula. Seja com você mesmo, ou na presença de outras pessoas, o importante é explicar tudo em voz alta, ensinando o que foi aprendido. Se não tiver para quem explicar posso garantir que um cachorrinho pode ser um bom ouvinte. Meu cachorro Joca já é especialista em finanças e coach.
2. Simulados
Através dos Simulados você estude menos e com melhorias. Recomendo até que você mesmo prepare as provas.
Ou seja, de acordo com as dúvidas que você possuir nas diversas matérias, anote todas essas as dúvidas, separando por matérias e seus temas e crie um questionário.
Para aprimorar suas respostas, realize pesquisas em diferentes recursos, vídeo aulas, livros, sites, entre outros. Até que, você encontre uma resposta e alcance o entendimento do assunto.
Logo, você irá diminuir o tempo gasto, uma vez que focará exatamente naquilo que ainda não sabe.
Existem muitos sites e aplicativos que oferecem gratuitamente simulados dos mais variados assuntos. Explore este conteúdo. Muitos apresentam até onde está sua maior dificuldade.
Atenção! A diferença entre a cura e o veneno, quando falamos de um remédio está na dose, ou sejam na quantidade que será consumida. Sempre peço cuidado com meus alunos com o uso excessivo de simulados.
Tem gente que acredita que apenas os simulados são suficientes para absorção do conteúdo e de tanto estudar acabam decorando até a ordem das respostas.
Isso é um erro e um risco, por algumas razões. Primeiramente que assinalar corretamente a resposta não quer dizer que você tenha entendido o conceito.
Também, e com toda certeza, a forma como será feita a pergunta na prova será diferente da forma com que você decorou a pergunta gerando assim o que eu chamo de síndrome de Chaves (Essa questão eu sabia com Laranjas! kkk).
Os simulados são ótimos aliados nos estudos até para aumentar a sua segurança na hora de realizar o exame, pois já tem uma noção de como é.
Quanto mais acerta, melhor será seu nível de confiança e menor ansiedade terá na hora do exame.
Existem algumas técnicas que desenvolvi de como responder questões de múltiplas escolhas. Em um outro artigo eu compartilho com você.
3. Mapas Mentais
Indicado principalmente, para aqueles com memória visual, essa técnica é uma “evolução” dos resumos.
Portanto, aqui você utilizara de recursos visuais. Ou seja, cores, desenhos, setas, formando diagramas com um tema central.
Que serão conectados com os tópicos em palavras chaves.
Mas, algumas pessoas utilizam do recurso, com pequenos resumos.
Esse método, faz com que o conteúdo fixe na sua mente muito mais fácil e rápido.
Além disso, lhe estimula a lembrar apenas com o uso de poucas palavras, uma matéria.
Funcionando assim, como uma espécie de gatilho mental. Podendo ainda, ser aplicado para gravar fórmulas!
Você pode fazer seu mapa mental em uma folha em branco ou através de sites / programas que gratuitamente nos fornece este material.
Dicas De Auxílio – Bônus
Além de utilizar as técnicas acima, que possibilitam que você estude menos e melhor, é fundamental, que você crie bons hábitos que estimulam sua mente e seu corpo, mantendo-os sempre ativos e produtivos.
Memória:
Crie o hábito de anotar seus compromissos. Mas, tente-se lembrar sem conferir. Ao estudar, absorva o máximo de conteúdo e ensine-o para outras pessoas. Essas práticas, se utilizadas sempre, exercitarão e treinarão sua mente.
Repetição:
Sabe quando você vai academia e precisa realizar repetições? Isso porque, somente assim seu corpo irá se acostumar e se desenvolver, certo? Aplique isso em sua vida, realizando sempre novas atividades e repetindo-as, estimulando a absorção de novos conhecimentos.
Exercite-se:
“Todo dia é um bom dia quando você corre”, já dizia Kevin Nelson. Isso porque, os exercícios físicos mantêm seu corpo saudável, e consequentemente sua mente. Isso porque, um fator influencia no outro.
Prazer:
É necessário ainda manter-se estimulado e motivado. Convivendo assim, com as pessoas que você ama e aproveitando esses momentos. Isso porque, o cérebro irá liberar hormônios que trazendo melhorias no seu humor.
Alimentação:
Já escrevi em artigos anteriormente, é fundamental cuidar da sua saúde principalmente quando se prepara para realização de provas. Isso inclui principalmente a forma como você se alimenta, ou seja, tenha hábitos de consumo saudáveis e equilibrados. Comendo assim, alimentos que reponham as vitaminas e nutrientes que seu organismo precisa.
Respiração:
Uma outra dica boa, é realizar técnicas de respiração. Estas, são boas para aliviar o estresse e ansiedade, aliviando os efeitos da correria diária.
Sono:
Por último, aprenda a respeitar seu corpo dormindo o tempo mínimo que leve precisa para se recuperar. Desse modo, descansando corpo e mente para enfrentar um novo dia. Bem como, tire cochilos de 20 minutos em dias muitos cansativos e corridos.
Neste artigo, apresentei três técnicas para que você tenha mais tempo e estude menos.
Uma vez que, você fará a associação e absorção de conteúdos muito mais rápido lhe possibilitando um maior tempo, para aprender outros diversos conteúdos.
Além de, aprender a focar em suas prioridades, como dedicar tempo ao que possui maior dificuldade.
No entanto, é preciso criar hábitos saudáveis para complementar esse aprendizado. Pois, manter corpo e mente em perfeito funcionamento, é a sua melhor técnica.
Então, não espere até a próxima semana, ponha em prática agora mesmo essas técnicas.
Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais!
Leia também sobre Estude Melhor – Conheça o Coach Para Estudos!
0 Comentários