Sobre o Rafa
Filho da Mara e Tael, pai do Amon, irmão da Michelle e tio da Rafa e da Juju.
Entusiasta, apaixonado pela Vida, pela Fé, Finanças, Viagens e pelo Desenvolvimento Humano.
Planejador Financeiro Pessoal, Coach e Palestrante.
Paulista da gema, ou melhor, do ABC. Nascido em São Caetano, morou em Sto. André e trabalhou grande parte da sua vida em São Bernardo. Hoje trabalha e mora em São Paulo Capital.
Com formação acadêmica em Administração, especialização em Docência/FGV, PNL/IBC, Pós em Gestão de Projetos/PUC, Teologia/STBNET, atualmente cursa seu Mestrado em Coach pela Florida C. University/USA.
Tem atuado no Mercado Financeiro em diversas áreas como Gerente de Relacionamento, Trader (Ações), Advisor, Gerente de Investimentos e Gerente Geral de Agência dando a ele uma ampla experiência e conhecimento em toda rotina bancária e as melhores opções de investimentos para os mais variados públicos e perfil. Neste ramo foi destaque a nível nacional inúmeras vezes por vários anos consecutivos.
Por suas certificações (CPA10, CPA20, ANCOR, PQO, CEA e CFP), didática e carisma, a convite de alguns amigos, fundou a empresa Instituto Sucesso em 2017, empresa especializada em treinamento para certificações bancárias da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e desenvolvimento pessoal. Já treinou centenas de pessoas para serem bem sucedidas tanto nas Certificações como em suas Carreiras no mercado financeiro.
Tem se dedicado a escrita de artigos sobre finanças, fé, viagens, liderança e coach com o objetivo de aprimorar sua escrita e principalmente, simplificar e a ajudar a vida das pessoas que dele se aproxima e deixar um legado, uma memória de sua pessoa e reflexões para o seu filho e posteridade.
SUA HISTÓRIA
Filho da Mara e do Tal, irmão da Michelle, Rafael nascido em 1984 teve uma infância muito feliz e humilde com sua família. Morava em uma casa com apenas 2 cômodos no fundo do terreno da sua Avó em um cortiço na cidade de Santo André. Estudante de escola pública que para poder estudar em sua casa ele ia para um banheiro de louças cor de rosa onde fazia da bacia a sua cadeira e da pia sua mesa para estudo. Sua mãe manicure usava a cozinha como salão para atender suas clientes e seu pai e irmã assistiam a TV no quarto da casa. Trabalhou desde jovem com seu pai em uma oficina de restauração de carros antigos. e aos 12 anos começou a trabalhar junto com um amigo em uma bicicletaria.
Foi um adoscente muito ativo. Foi federado e jogava basquete pela sua cidade de Sto André. Além disso adorava decorar e soltar balões (que na época era permitido). Certa noite ao chegar em casa após seu trabalho na bicicletaria, sua avó tinha preparado sua comida e rapidamente deu um beijo na avó e foi para o banho tirar toda a graxa que tinha em suas mãos por causa do ofício de bicicleteiro. Saiu do banho correndo, jantou, pegou seus cadernos e foi correndo para escola mal despedindo da sua avó. Ao final da primeira aula a diretora o chamou pedindo que fosse para casa. Ao chegar em casa sua mãe dá a notícia que sua avó faleceu assim que ele foi para a escola por um infarto fulminante. Depois desse evento sua vida vida foi marcada para sempre.
Aos 14 anos pediu demissão da Bicicletaria para estudar e começou a cursar o SENAI para ser Torneiro Mecânico. No Senai foi o Presidente da CIPA.
Se converte verdadeiramente ao Cristianismo na Adolescência. Como todo jovem buscava um sentido para sua vida e uma identidade e a encontrou na fé evangélica.
Aos 16 anos começou a estudar Teologia, mas sem condição de comprar seus livros que custavam R$40,00 se viu obrigado a começar empreender e investir no setor de Commodities Metálicas, isso mesmo!
Rafael percebeu que sua família era muito festeira e sempre tinha muitas latinhas de alumínio no lixo. Na época também, seu pai o levava para o SENAI de carro e ele recebia R$1,00 para voltar de ônibus para casa. Fez algumas contas e percebeu que se apenas poupasse o valor do ônibus não seria suficiente, mesmo assim ele começou a voltar da escola a pé por 5 km, praticamente 1 hora todos os dias e foi passando nos bares da região pedindo latinhas de alumínio para vender. Fato interessante é que todos os dias ele passava em frente ao local onde comprava as latinhas e ele percebeu que os preços oscilavam, então esperava o melhor momento para vender, essa foi sua primeira operação de Renda Variável.
Nessa mesma época se cadastrou em várias editoras e começou a vender Bíblias, CDs e Livros para seus amigos e irmãos da igreja para custear seus estudos. Também fez sociedade com sua mãe e prima para fazerem Pão de Mel e Bombons para vender no intervalo da escola de noite onde estudava o ensino médio. Assim conseguiu pagar seus cursos e ajudar a compor a renda da família.
Quando saiu do Senai aos 17 anos recebeu o convite de um empresário da sua igreja para trabalhar em sua loja de informática. Começou como balconista mas não demorou muito tempo, já estava assumindo a função de gerente da loja ficando responsável pela expansão da loja para o Centro de Sto André e São Caetano.
Apaixonado pela Fé, Rafael sonhava em cursar teologia para ser missionário, mas sua mãe o impediu dizendo que primeiro seu filho deveria ter suas próprias fontes de renda para não depender da oferta de pessoas humildes. Isso despertou o desejo do Rafael em ser um Investidor.
Aos 19 anos ingressou na Faculdade de Administração. Este foi um ano muito desafiador pois seu salário não dava para pagar a mensalidade.
Com a alta abrupta do dólar o negócio de informática estava indo muito devagar e seu patrão o convidou para um desafio, sair da loja de informática e assumir uma agência de publicidade cristã que estava falindo. Com muita fé e força de vontade, Rafael assume o desafio e começa a reestruturar a agência. Naquela época passaram por grande dificuldades, pois ele era comissionado e priorizava o salário dos integrantes da equipe que já eram casados e com filhos. Nessa época o Rafael conheceu os dois lados do mundo, pois ele praticamente sem renda, almoçava no Bom Prato (local de refeição subsidiada pelo governo para moradores em situação de rua e população carente) e jantava em luxuosos restaurantes a convite de grandes celebridades que queriam sair no jornal impresso da agência que trabalhava. Nessa época ele conheceu grandes celebridades do mundo Gospel como: Aline Barros, Ana Paula Valadão, Marco Feliciano e também do meio secular como: Cid Moreira, Beto Carrero, Rony Von, Nelson Ned entre outros.
No meio desse turbilhão o Rafael recebe um convite que o deixou muito balançado e irresistível. Agora aos 20 anos ele recebe um convite para trabalhar em um Banco. Inspirado pela sua irmã que já trabalhava no Banco e por alguns amigos de escola que também estavam no mercado, ele aceita a proposta de mudança de carreira. Começou como Estagiário de Atendimento de Agência no Banco Real no centro da sua cidade.
Todos os dias chegava mais cedo ao trabalho para ler o jornal e tirar dúvidas com seus colegas de trabalho e não demorou muito para se destacar pelo bom relacionamento com seus pares, ótimo tino comercial em vendas e dedicação em estudar para as Certificações. Ele era tão dedicado que procurou o RH do banco para o matricular em um treinamento que na ocasião somente os Diretores e Gerentes Gerais podiam se matricular neste curso, mas abriram exceção pela dedicação e ousadia dele e o mesmo foi aprovado.
Não demorou muito para começarem as promoções e assim ele ascendeu de Estagiário para Caixa, Assistente, Subgerente, Gerente de Alta Renda até que pela sua qualificação e expertise em investimentos foi convidado para montar um escritório de Renda Variável em sua Agência. Foi destaque nacional e quando passou por um processo seletivo para um cargo de Gerente de Investimentos foi rapidamente aprovado.
Sempre muito ativo na igreja e conhecendo muitos cantores e músicos, começou um negócio formando uma banda para tocar em Cerimônia de Casamento. Nessa época ele se casa com uma cantora que futuramente seria a mãe do seu filho. Fizeram algumas cerimônias apenas com a banda, mas surgiu a demanda de fazer a cerimônia religiosa em si. Já cursando a sua segunda formação em Teologia, aceitou o convite de uma noiva que não tinha ninguém para fazer a sua cerimônia e havia visto o Rafael pregar e dar aula na igreja. Foi um sucesso! Pouco tempo depois ele recebeu o convite para fazer uma cerimônia de casamento na TV Record no programa do Gugu, o de maior audiência no Brasil. Sua carreira como celebrante decolou pois gostaram tanto do seu trabalho que não parou nesta cerimônia, o convidaram para outra ainda mais especial, o casamento do Anão Marquinhos que era assistente de palco de um programa de grande audiência na TV.
Paralelo a isso, Rafael coordenava o departamento de educação adulta da sua igreja. Gostava muito de dar aula e sonhava em dar aula em faculdade. Quando conversando com uma de suas clientes no Banco, ela Diretora de Faculdade, o convidou para trabalhar de noite na FGV em alguns dias da semana para monitorar uma turma de pós-graduação dentro de um Hospital na região. Claro que ele aceitou e teve contato com os melhores professores de Gestão do Brasil nessa época.
Como gerente de investimentos a sua carreira no Banco estava deslanchando e conquistou muitas premiações sendo que a mais importante foi em 2014 onde recebeu o prêmio de Melhor Especialista em Investimentos do Brasil e a premiação foi na França em Paris. Também o fato mais marcante da sua vida aconteceu neste ano. O Rafael teve um filho e isso mudou completamente a sua vida pois segundo ele hoje ele entende melhor quem é Deus e o que realmente é o amor.
Graças a dedicação aos estudos, didática e notório sucesso que tinha em sua carreira foi convidado por suas colegas de trabalho para que as ajudasse a estudar para também serem aprovadas nos exames de Certificação. Assim surgiu o Instituto Sucesso! Começaram com 4 estudantes no escritório da casa do Rafael, na próxima turma já eram 8 estudantes na sala de jantar e a outra turma já eram 30 estudantes em uma sala de aula no Centro da Cidade.
Neste tempo o Rafael foi convidado para o time de Especialistas de Investimentos do Banco Safra onde iniciou seu trabalho em São Bernardo. Em menos de 1 ano já recebeu o prêmio de melhor Gerente de Investimentos do Brasil e recebeu o convite para ser Gerente Geral de uma agência em Manaus. Depois foi trabalhar em Campinas e hoje atua na Zona Sul de São Paulo.
Quero aprender muito com suas orientações. Gratidão por sua existência!
Que legal Leda! Quero aprender e compartilhar bastante coisa legal aqui. Grato por seu comentário!
Parabéns Rafael!!!!
Obrigado Eliana! Conte comigo.
Li todas as dicas que você deixou no blog.. te admiro muito. Parabéns pessoa linda…
Muito obrigado pelo feedback! Fico feliz que tenha gostado. Sucesso!!!