Plano de Estudos Eficiente: 4 dicas Essenciais
Se você vai fazer um exame, prova ou um concurso, e deseja manter seu foco, que tal criar um plano de estudos próprio? Aprenda a criar um plano de estudos eficiente para as suas necessidades e características.
Bom, manter um cronograma é um excelente método de aprendizagem. Uma vez que, ele irá lhe ajuda a criar o hábito rotineiro de estar, desenvolvendo seu aprendizado.
Além disso, o plano de estudos auxiliará na hora de saber exatamente o que deve ou não ser estudado.
Do contrário, muitas pessoas repetem inúmeras vezes a mesma matéria, ao invés de distribuir seu foco e atenção. O que prejudica a absorção de informações pelo cansaço mental.
Então, confira abaixo nossas dicas e técnicas de estudo para você mesmo montar o seu. Vem comigo! ( piscadela 😉 )
Como Montar Um Plano De Estudos
1. Tempo Disponível
Primeiramente, é preciso que você se organize de acordo com seu cotidiano.
Ou seja, monte seu plano de estudos com base no seu tempo disponível. Verificando assim, em que horário você realiza atividades fixas, como aulas, exercícios, trabalho.
Em seguida, anote tudo em seu cronograma e avalie o tempo restante.
Reservando assim, tempo para seus estudos e anotando-os também. Mas, lembre-se de considerar o tempo de deslocamento que você tem, para ir e voltar de algum lugar.
2. Aprendizado
Desse modo, agora que você já sabe os horários disponíveis para estudo, faça uma divisão.
Por exemplo, caso você tenha aulas, reserve um tempo para arrumar suas anotações. Bem como, um tempo para leitura de matérias, aulas online e realização de exercícios.
Dividindo assim, seu tempo para que você realize as diferentes atividades necessárias.
Além disso, é necessário também que você escolha uma ou mais técnicas de estudo. Estas, auxiliam você, aumentando sua produtividade e capacidade de absorção. Sendo então, as duas mais conhecidas:
- Curva do Esquecimento: para evitar o esquecimento comum de conteúdos passados, utilize esse método. No qual, é recomendado que você realize três revisões para cada tema que você estudar. Sendo assim, dividido em 3 períodos no qual, o primeiro é realizado um dia após o aprendizado. O segundo, uma semana depois e o último após 30 dias. Funcionando ainda melhor, se você estudar a partir de suas próprias anotações ou resumo feitos sobre a matéria.
- Método Pomodoro: sendo assim, uma das técnicas mais conhecidas de aprendizado e fixação de conteúdos. Desenvolvida por um estudante italiano, que visava melhorias no foco e atenção. Aqui, é necessário que você, primeiramente, separe momentos para estudar livres de interrupções. Realizando apenas, pequenas pausas para um breve descanso. Ou seja, separe 30 minutos e estude-os diretos, sem pausa. Dentro desse tempo, você deverá ainda o dividir, por exemplo, entre leituras, exercícios, assistir aulas ou fazer anotações e resumos. Após seu término, sem alterações no tempo, descanse por 5 minutos. E continue realizando esses ciclos em seu tempo disponível para estudar.
3. Espaço para Estudos
Uma das coisas importantes na hora de montar um plano de estudos, é selecionar um local adequado para sua realização.
Isso porque, será nesse espaço que você ficará sempre, evitando mudanças. Pois, isso irá auxiliar na criação do hábito. Bem como, facilitar sua vida ao ter tudo que precisa ao seu alcance.
Ou seja, além de manter a rotina, você organizará também todo seu material naquele mesmo local.
Evitando assim, as pausas e interrupções para buscar cadernos, canetas ou qualquer outro tipo de material que precisar. Além disso, é importante a escolha de um local calmo, silencioso e com boa iluminação.
Nem sempre você terá um local perfeitamente adequado. Sei como é…
Na minha infância morava em uma casa com apenas 2 cômodos: Quarto e Cozinha. Moravam meus pais e minha irmã, ou seja, sempre tinha alguém assistindo TV, falando, cozinhando etc.
Isso atrapalha mas não inviabiliza. Eu costumava me sentar no canto da mesa e colocava os fones de ouvido para abafar um pouco o som externo. Pra quem quer fazer, qualquer lugar fica perfeito.
4. Compensação e Descanso são Essenciais no Plano de Estudo
Existem outros dois fatores muito importantes, que falaremos agora, na hora de se planejar.
O primeiro deles são eventualidades. Por exemplo, aqueles dias que acontece algo inesperado, lhe impossibilitando de estudar. Ou quando, você perder apenas algumas horas do seu estudo. Isso sempre vai acontecer, por isso tente se antecipar no planejamento. Não deixe o calendário tão justo.
Já aconteceu comigo de ter que preparar para um exame de renovação de uma certificação em apenas 12 horas. O plano inicial era de no mínimo 36 horas de estudo, mas uma visita de meus familiares em casa mudou todo o plano.
Se seu atraso não for muito grande, faça uma compensação, veja o tempo perdido e divida-o entre os próximos dias.
Já o segundo fator, é o separar tempos para você mesmo. É claro, que é preciso manter foco e dedicação nos seus estudos, mas, você não pode negligenciar seu corpo.
Estipule então, horários certos para dormir, respeitando o tempo mínimo que você necessita.
Bem como, para realização de atividades físicas. Isso porque, seu corpo também precisa de cuidados para que seu rendimento seja o melhor possível. Não afetando sua produtividade.
Além disso, separe também momentos para se divertir, por exemplo, aos finais de semana.
Caso surja algo durante a semana, abra uma exceção. Mas, sem deixar virar rotina. Tendo ainda, a responsabilidade de compensar, estudando assim no final de semana o conteúdo não visto.
Vemos assim, que realizar um plano de estudos possui diversos benefícios.
Entre eles, a organização da sua rotina e seu tempo para estudar. Melhorando também, seu foco, atenção, disciplina, comprometimento e concentração. Assim como, na colaboração caso morre com outras pessoas.
Uma vez que, você precisará da compreensão alheia em relação aos seus momentos de estudos.
Contudo, é preciso estar atento também ao seu corpo. Verificando assim, sinais de cansaço, estresse e outros, que demonstra se você está se forçando demais e precisará reformular seu planejamento.
Você aprendeu algo novo com este artigo? Comente aqui abaixo.
Ótimas dicas, gostei.
Feliz que tenha gostado. Sucesso!