O Pix é Seguro?

O Pix é Seguro?

Alguns amigos e clientes tem me feito a seguinte pergunta: Rafa o PIX é seguro?

Vou explicar rapidinho como ele funciona e algumas dicas de como você se proteger.


Quer saber mais… vem comigo!

É comum termos um pouco de medo do que é novo, mas saiba você que o PIX já é usado em mais de 56 países. O que é importante saber: O PIX funciona como uma transferência eletrônica, DOC ou TED que nós já estamos acostumados a usar, a diferença é que agora ao meu ver, ficou até mais seguro pois você não precisa mais passar todas as suas informações como: Nome completo, CPF e dados bancários para receber algum valor. Basta o numero do seu celular, ou alguma outra chave aleatória, por exemplo, que a transferência já pode ser realizada 24h por dia e 7 dias por semana.

Riscos

Mas deixa eu falar sobre os riscos. Os riscos são os mesmos que já tínhamos com as transferências eletrônicas. E quanto a isso, particularmente, devemos ficar atentos, mas como as fraudes financeiras deixam rastros o ladrão não gosta. Mesmo usando contas de laranja não faz sentido alguém te roubar para transferir o valor pra outra conta, rapidamente ele será descoberto. Penso que andar com dinheiro ou um cartão de débito em questão de sequestros relâmpago, por exemplo, é mais perigoso pois você fica refém do bandido, depois que ele fez o saque vai embora, não consegue se localizar ou rastrear a pessoa e nem o dinheiro.


Por que já cadastrar o PIX?

Porque não dá pra remar contra a maré! Faz quanto tempo que você não passa um cheque? Pois é, em pouquíssimo tempo todas as transações serão feitas através do PIX. Para o Banco Central isso é ótimo pois o pagamento instantâneo ajuda a reduzir a circulação de dinheiro em espécie (que é muito caro), ajuda na fiscalização, e pra nós reduz custos com taxas de cartões e transferências que pagavamos.

Dicas rápidas de Segurança

Deixa eu compartilhar pelo menos 4 dias rápidas de Segurança

1) Proteja seus dados pessoais e não compartilhe com qualquer pessoa ou em qualquer site de venda na internet que nao seja seguro.

2) Alguns celulares android que dá para você cadastrar dois Ambientes, ou seja, igual no seu computador que tem o seu usuário e um convidado, dá pra fazer isso no celular, então no segundo ambiente você pode colocar o aplicativo do banco e caso você for roubado dificulta o ladrão de localizar o aplicativo. https://www.youtube.com/watch?v=gSQwe1Gt_Lk

3) Tenha um outro celular que fique em casa apenas para transações bancárias.

4) Mantenha seu dinheiro aplicado. Isso dificulta as fraudes pois o processo de resgate é demorado , tem horário, você vai receber uma notificação ou ligação do banco etc.


Conclusão

Pix é um novo sistema de pagamentos gratuita de fazer transferências. A ferramenta deve substituir rapidamente TED, DOC e boletos bancários e funcionará em qualquer dia e horário da semana. Quanto aos riscos são os mesmos que já somos expostos. Então fica esperto, muito cuidado e aproveite a modernidade.

Forte Abraço e Sucesso!

Rafael Mantuan

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral no Banco Safra

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.