Você já planejou como será seu Próximo ano? Use o Círculo de Influência!
Eu sempre faço planos para o próximo ano. Busco fazer uma reflexão de tudo o que eu conquistei, as coisas que foram legais e as que eu preciso ainda desenvolver.
Não sei você, mais este final de ano eu estava sentindo um pouco de dificuldade de planejar meu próximo ano, quer seja no âmbito pessoal e profissional.
Mas eu me lembrei de uma técnica que uso bastante chamada de Circulo de Influência que me ajudou a organizar meus planos para o próximo ano e eu quero compartilhar você
Quer saber mais?
Vem comigo!
O que é o Circulo de Influência?
O Círculo de Influência foi criado por Stephen Covey. No best seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes , o primeiro dos 7 hábitos é o da Produtividade e ele nos convida a classificar as situações e os problemas de duas formas:
a) Coisas que você pode influenciar através de suas escolhas (Círculo de Influência) e;
b) Coisas sobre as quais você tem pouca ou nenhuma influência (Círculo de Preocupação).
Você conhece alguém que vive reclamando da vida e sempre culpa os outros ou a “situação” pelo fracasso que é a sua vida? Pois é, eu conheço muitas! Sempre que tenho a oportunidade eu pego um papel e uma caneta e faço estes círculos.
Quando olhamos para este desenho vemos 3 círculos vemos o EU na Zona de Controle, ELE na Zona de Influência e OUTROS na Zona de Preocupação.
Ao determinar em qual dos três círculos nós concentramos a maior parte do nosso tempo e a nossa energia, rapidamente vamos descobrir muito sobre nosso grau de pro atividade, produtividade e sucesso.
Deixa eu te explicar como funciona cada um deles:
EU na Zona de Controle
Nossa vida é feita de decisões. Somos resultado das Escolhas que Fazemos. Ninguém é uma árvore que está fixa ao chão e não pode se mover.
Pessoas felizes e realizadas investem seu tempo na Zona de Controle.
Então você tem o controle da sua vida. É você que controla o quem faz com o seu tempo, seu dinheiro, sua alimentação, estudo, lazer entre outros.
ELE na Zona de Influência
Na Zona de Influência não é você que controla, aqui você exerce uma influência. Você pode e deve ajudar outras pessoas através da sua influência positiva. Eu acredito que todos nós temos um Propósito dado por Deus e um deles é que a nossa vida sirva de inspiração e apoio para a vida de outras pessoas que estão ao nosso lado.
Veja um exemplo que já aconteceu comigo. Eu, diretamente não posso mudar meu Gestor e as decisões dele, mas através das minhas atitudes e argumentos posso influencia-lo. Aconteceu de eu recebi a ordem para demitir uma colaboradora. Ela estava com baixa produtividade naquele momento. Eu a conheço, sei que é uma pessoa muito esforçada e de grande potencial. Eu ouvi as instruções do meu gestor e agi. Levantei todo o histórico dela, seu pipeline e negócios em andamento. Agendei uma hora para me reunir com meu diretor. A demissão era uma decisão da diretoria, mas eu era o gestor dela, eu a conhecia e convivia com ela. Me preparei e fiz a reunião apresentando todos os argumentos de defesa. Consegui influenciá-lo e a mantive na minha equipe. Neste ano ela foi uma das colaboradoras mais bem avaliadas do time. Wow!
OUTROS na Zona de Preocupação.
Já na Zona da Preocupação estamos lidando com os OUTROS. Pessoas, Coisas, Situações e Fenômenos que não temos nenhuma influência direta.
Investimos muito tempo nos preocupando, reclamando e falando sobre coisas que temos pouca ou nenhuma influência.
Geralmente pessoas infelizes investem a maior parte do seu tempo na Zona da Preocupação.
Diz pra mim: Você tem controle sobre o Clima, Economia, Pandemia, sobre acidentes que acontecem ou sobre a decisão do seu time de futebol? Claro que não! Se você ficar se concentrando apenas nos OUTROS dentro da Zona de Preocupação vai ficar estagnado, sem sair do lugar.
Na Zona de Preocupação a minha atitude é Aceitar e Me Adaptar as Situações.
Eu não posso controlar os ventos, mas eu posso ajustar as velas do meu barco e usar isso ao meu favor.
Eu não controlo a chuva, mas posso usar um guarda-chuvas e mesmo me molhando um pouco me divertir pulando as poças de água.
O que isso tem a ver com meus planos para o próximo ano?
Tudo! Tudo que você foca expande.
Pessoas de Sucesso focam naquilo que podem fazer, mudar e influenciar. Pessoas de Sucesso não se preocupam com o que não podem fazer. Pelo contrário, elas se preocupam nas coisas que realmente podem influenciar.
Eu me vi por alguns instantes paralisado nos meus objetivos para o próximo ano, pois nosso cenário está muito instável devido a Pandemia. Mas a doença está na minha Zona de Preocupação onde eu tenho pouquíssima ou nenhuma influência. Então eu decidi focar no meu EU, na minha Zona de Controle.
Lembre-se, o seu Sucesso está em suas mãos e as suas escolhas. Quais serão as suas?
Forte Abraço e Muito Sucesso!
Perfeito Rafa! Foco naquilo que está sob meu controle.
É disso que eu estou falando!!! Sucesso Artuzo.
Parabéns Rafael!! Muito bom!!