Comunicação, Você está Preparado?
“Comunicação não é o que você fala e sim o que o outro entende”
Quem não se comunica, se trumbica. Já dizia o saudoso Chacrinha.
Eu já sofri demais tentando me comunicar e compartilhar algum conhecimento e até julgava as pessoas por não me entenderem.
Mas sabe quem estava errado na história? EU MESMO.
Sendo o comunicador, a responsabilidade por se fazer entender a mensagem é minha. É fácil falar: “Eu me responsabilizo pelo que eu falo, não pelo que você entende!” e confesso que já pensei assim, porem existe algo mais nobre e eficaz.
Estudando um pouco mais sobre Comunicação descobri formas e meios de me comunicar. Formas mais assertivas e o resultado é imediato, o Sucesso!
Quer saber mais sobre Comunicação a sua importância em sua vida?
Vem comigo!
A Origem
A comunicação sempre esteve presente na vida. Deste os primórdios da nossa sociedade mais primitiva a comunicação está presente de uma forma muito marcante.
O mundo foi criado através da comunicação: “Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.”(Gn 1.3).
Após criar o homem, Deus se comunicava com este toda tarde (Gn 3.8) e uma comunicação errada trouxe o Pecado, ou seja, uma barreira entre a comunicação e o relacionamento entre o homem e Deus, seu criador (Gn 3.1).
Os seres humanos sempre tiveram a necessidade de se comunicar e a fizeram de diversas formas.
A comunicação confunde-se com a própria vida, pois através dela que sobrevivemos. Tamanha importância que desenvolvemos a fala e a escrita por necessidade de comunicação e troca de informações.
Mesmo com o evento da Torre de Babel (Gn 1.9-11) trazendo diversas línguas e uma confusão danada com na comunicação o homem permaneceu se dedicando a fala e a transmissão de conhecimento sendo ela na ocasião de forma oral como escrita a posteriori.
Vemos registros de suas experiências e formas de se comunicar através de desenhos nas pedras das cavernas, dando assim origem as primeiras formas de comunicação escrita.
A partir da prensa de Gutenberg, a comunicação escrita pode multiplicar e ser acessível a todos. Outros meios de comunicação surgiram com o passar dos anos, como: Código Morse, telefone, jornal, rádio, TV, Internet e agora os aplicativos de mensagem e redes sociais, possibilitando assim uma comunicação mais rápida e eficaz para todas as pessoas ao redor do mundo.
O que é Comunicação?
De origem latina comunicare[1], a comunicação significa “ação de partilhar, de dividir”, logo entendo comunicação como o processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre uma fonte emissora e um destinatário receptor de forma verbal ou não verbal, no qual as informações são codificadas na fonte e descodificadas no destino.
Para Mendes (1999), “a comunicação significa: tornar comum, trocar experiências, crenças e valores por meio de gestos, atos, palavras, figuras, imagens, símbolos etc.”
Robbins (2007) destaca que a comunicação possui quatro funções em uma organização, a saber:
a) Controle (mediante a hierarquia pré-disposta pela instituição);
b) Motivação (transparência de informações mediante os colaboradores, emissão de retroação e contribuição para melhoria contínua);
c) Expressão emocional (relacionamento aproximado entre os colaboradores) e;
d) Informacional (emissão de informações que contribuem para tomada de decisões).
Tudo é comunicação!
Qualquer sinal, conversa, trabalho ou apresentação, tudo é uma mensagem que precisa ser passada de uma pessoa para outra.
Neste processo o emissor é aquele que emite a mensagem e assim é aquece que conhece o real significado pretendido desta. A mensagem é o seu conteúdo codificado emitido através de um canal, cujo objetivo é gerar reações e comportamentos. Canal este que pode ser de forma escrita, verbal, corporal e etc. Por sua vez essa mensagem é decodificada e o receptor, destinatário desta mensagem, a recebe e a interpreta.
A comunicação é um dos elementos mais importantes cenário corporativo. Já ouvi diversos relatos de executivos dizendo que desenvolveram um ótimo plano para sua organização, mas não tiveram êxito nos resultados e reconheceram que seu fracasso foi por causa da comunicação.
Mesmo quando os colaboradores demonstram o interesse em cumprir suas tarefas, se não estiverem bem informados sobre os objetivos da organização, a vontade de dar o máximo de si é reduzida, mas quando utilizada adequadamente, essa ferramenta faz com que os colaboradores queiram “vestir a camisa” da companhia, porque sentem-se partes importantes do processo.
Barreiras da Comunicação
As Barreiras da Comunicação são elementos que interferem e distorcem o processo de comunicação, dificultando ou impedindo o correto entendimento entre emissor e receptor.
As barreiras na comunicação são as mais diversas. Qualquer fator que provoque ruído no processo de comunicação, ou seja, qualquer elemento que perturbe, confunda ou interfira, certamente alterará o resultado da comunicação. Portanto, é necessário ter muita habilidade para detectar os problemas para poder enfrentar as mais diferentes situações e melhorar o entendimento com as pessoas.
Chiavenato (2010) acredita que muito dificilmente a comunicação ocorre sem problemas e que quase sempre existem fatores que reduzem a probabilidade de que ocorra comunicação bem-sucedida.
Barreiras são restrições ou limitações que ocorrem dentro ou entre as etapas do processo de comunicação, fazendo com que nem todo sinal emitido pela fonte percorra livremente o processo de modo a chegar intacta ao seu destino. O sinal pode sofrer perdas, mutilações, distorções, como também ruídos, interferências, vazamentos e, ainda, ampliações ou desvios. O boato é um exemplo típico da comunicação distorcida, ampliada e, muitas vezes, desviada. (CHIAVENATO 2010, p. 426).
Conheço pelo menos duas barreiras, a saber, Filtragem e Ruído.
A filtragem é a resposta recebida apenas em parte. O ser humano tem um processo muito peculiar de atenção seletiva, ou seja, ele só ouve o que quer. Já o Ruído é quando a mensagem é distorcida ou mal interpretada, como por exemplo através do uso de uma terminologia não apropriada para o momento.
Feedback
Feedback é a informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem.
De acordo com Marques, o feedback “permite acompanhar como a mensagem foi recebida pelos colaboradores, certificando-se que ela cumpriu o objetivo e, de fato, gerou a atitude esperada. Caso isso não ocorra, a mensagem deverá ser transmitida novamente, dessa vez, da forma mais apropriada às características da equipe em questão”, logo, é preciso entender nestes casos quais são as dúvidas a fim de esclarecê-las e melhorar cada vez mais a comunicação existente entre o emissor e o receptor.
O feedback deve referir-se ao comportamento e não à pessoa em si. Deve ser descritivo e não avaliativo. Especifico e não geral, mencionando fatos concretos, exemplos precisos fugindo de generalizações vagas.
Importante que este seja oportuno, isto é, dado em tempo adequado, quando há possibilidade de ser aceito e conferido para ver se foi bem compreendido e se não houve má interpretação.
É uma ferramenta que deve ser útil a ambos no processo de comunicação e serve para avaliar os resultados da emissão, pois sem ele o emissor não sabe se sua mensagem foi recebida e compreendida.
De que forma o processo de comunicação contribuiu no meu trabalho?
Falando sobre mim, diria que 10% do meu trabalho é desenvolvido através do conhecimento adquirido e 90% na forma como me comunico com meu público.
Já atuei em diversas áreas, mercados e segmentos sociais. Hoje atuo como gestor de uma Plataforma de Investimentos. Tenho 8 colaboradores no meu time. Assisto e apoio suas atividades gerenciando uma carteira de clientes investidores. Também sou professor de Finanças Pessoais e Certificação Bancária no Instituto Sucesso.
Já estudei comunicação da faculdade, no seminário teológico e na pós-graduação, mas com o passar do tempo nos esquecemos de detalhes e técnicas que fazem toda diferença na hora de se comunicar.
Entendo que vivemos em uma era que a mão de obra perdeu seu valor como roda motriz de uma sociedade para dar lugar à comunicação e ao conhecimento.
Escrever este artigo me fez refletir o quanto estou estabelecendo um contato profundo e psicológico com meu time, clientes e estudantes.
Vou compartilhar algumas dicas do que eu faço e penso sobre comunicação depois de estudar mais sobre o tema
Nas reuniões e aulas passei a observar de forma mais atenta o meu tom de voz, me planejei para usar as pausas estratégicas, variação de volume, melhorar o ritmo e passei a enfatizar as palavras importantes.
Sempre tive o cuidado de, ao me apresentar, me posicionar de forma à abrir a comunicação e quebrar o gelo.
Reconheço que a postura se comunica comigo. Desde o momento que chego no ambiente já sou avaliado e minha postura fala antes da minha voz.
Passei a ter um contato visual mais intenso, buscando de fato ouvir as pessoas para poder responder o que elas querem realmente saber, e não apenas o que eu quero falar. Penso que um bom comunicador é sempre um bom ouvinte que, na hora, certa consegue passar aquela informação que o outro lado da conversa gostaria de escutar, seja conteúdo ou algo que resolve seu problema.
Através de uma boa comunicação, podemos oferecer soluções para seus problemas, opções para que eles possam encontrar a felicidade por meio daquilo. Por meio de nós por meio de uma boa comunicação.
Eu passei a falar “com” as pessoas e não apenas “para” elas, ouvindo sua voz, pensamento, postura e olhar, respeitando o estilo de aprendizagem que diz que 35% das pessoas querem saber o “Por que / Como vou usar a informação”; 25% das pessoas querem saber “Onde posso aplicar”; 18% buscam a “explicação dos fatos” e as outras 18% “Como isso realmente funciona”.
Linguagens da Comunicação
Ponto de destaque também que observo sempre são as quatro linguagens da comunicação, a saber: Visual, Auditivo, Digital e Cinestésico.
Visual
As pessoas com sistema representacional visual percebem as coisas como imagens e podem passar de um tema a outro facilmente.
O mais importante para elas e o “conceito geral” e podem se aborrecer com as explicações detalhadas. Conseguem organizar bem as coisas. Geralmente gesticulam bastante quando falam.
Falam rápido e de maneira confusa já que tendem a seguir suas imagens internas, sem perceber que os outros não veem essa mesma imagem. Tem memória fotográfica, e preferem ler por eles mesmos que escutar outra pessoas que lê. Gostam de escrever notas ou desenhar.
Está e uma das linguagens que me identifico bastante, assim faço apresentações de slides com animações, cores e vídeos para fixar o conceito dos alunos.
Auditivos
Os auditivos são os que gostam de escutar e contar histórias. Não gosta que os temas sejam tratados de forma desordenada. Tudo tem que ter um começo, meio e fim.
Pessoas auditivas possuem vocabulário amplo, sabem se expressar claramente e pensam antes de responder. Elas aprendem escutando, repetem para si o que devem memorizar e prestam muita atenção ao tom de voz e às pausas. E certamente desfruta dos silêncios.
Cinestésicos
Já as pessoas com sistema representacional cinestésico, percebem as coisas a traves do corpo e da experimentação. São muito intuitivos e valorizam especialmente o ambiente e a participação.
Precisam de movimento e atividade para pensar com clareza. Falam devagar e pausado. São impacientes porque preferem passar à ação. Preferem as atividades e o movimento. Requerem de tempo para analisar o que sentem fazendo as coisas.
As pessoas cinestésicas gostam de tocar e aproximar-sede outros. Percebem facilmente o ambiente e o mobiliário incomodo assim como o frio e o calor. Ao falar não mantém um grande contato visual com outros. Aprendem melhor fazendo as coisas e recordando a sensação e a ação. Ocasionalmente caminham e gesticulam para recordar as coisas.
Essa é a minha característica mais preponderante.
Digitais
Por último mas não menos importante, os digitais são pessoas que perguntam muito, precisam muitas informações e fatos. É uma nova categoria de perfil desenvolvida nesta geração.
Tem diálogos internos profundos. Se mexem e conversam, e ao mesmo tempo, conversam consigo mesmo. Não leem muito por longos períodos de tempo, sempre pensando no que farão no minuto seguinte.
São organizados, mas precisam de informações detalhadas e instruções passo a passo.
Conclusão
A comunicação acompanha o ser humano desde seu nascimento e ela faz parte do dia a dia, acontece a todo tempo. É um fator de extrema importância para transmitir informações, fatos, ideias, desejos.
Qualquer gesto e palavra é uma ação comunicativa. O tom das palavras faladas, os movimentos do corpo, os olhares, até a roupa que se veste, tudo isso comunica algo às pessoas.
Mas não basta apenas se comunicar. Para se comunicar bem é preciso estar conectado ao seu público, com o mínimo de barreiras e de preferência obter um feedback para ter a certeza de que a mensagem chegou da maneira como deveria.
Seja na vida profissional ou pessoal a comunicação é uma ferramenta que te permite socializar e se aproximar das pessoas. Na maioria das vezes, é o único meio de ligação entre você e o amor de sua vida ou até um cargo que deseja.
Para convencer qualquer pessoa a fazer algo que você quer, é preciso comunicação, seja em um namoro ou em uma reunião. Seja vendendo um produto, ou seja, vendendo você mesmo.
Os lideres organizacionais devem investir a maior parte do seu tempo se comunicando com os membros da equipe e outras partes interessadas, quer sejam internas (em todos os níveis da organização) ou externas à organização.
Uma comunicação eficaz cria uma ponte entre as diversas partes interessadas envolvidas no projeto, conectando vários ambientes culturais e organizacionais, diferentes níveis de conhecimento, e diversas perspectivas e interesses na execução ou nos resultados do projeto.
Bora se comunicar melhor?
Bibliografia
- Site
MARQUES, José Roberto (2016) A importância da Comunicação Eficaz nas Organizações. Referido: http://www.ibccoaching.com.br/portal/artigos/importancia-da-comunicacao-eficaz-nas-organizacoes/
JANTTI, Maria Eugenia, (2014) Qual dos nossos sentidos utilizamos mais? Referido do http://meetcoaching.com/sentidos/
- Livros
CHIAVENATO, Idalberto. (2010) Administração nos Novos Tempos. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier,
ROBBINS, Stephen P. (2007) Comportamento Organizacional. 9 ed. São Paulo. Pearson Education, Valinhos: Anhanguera Educacional.
MENDES, Eunice; JUNQUEIRA, L. A. C. (1999) Comunicação sem Medo. São Paulo. Ed. Gente
[1] Acessado em 15/08/2017 https://www.significados.com.br/comunicacao/
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