Vamos falar de Comunicação?

Vamos falar de Comunicação?

Como ter uma comunicação mais eficiente e obter respostas mais rápidas em meio a tantas mensagens?

Veja algumas dicas que penso ser importantes na hora de enviar uma mensagem.

Vamos falar um pouco sobre comunicação.

Você está cansado de receber um milhão de mensagens de WhatsApp ou de e-mail,  e 99% dessas mensagens são completamente inúteis.

Bem eu também estou super cansado disso. Sendo assim eu queria dar umas dicas de comunicação para que as nossas mensagens possam ser mais eficientes.

Quer saber mais? Então vem comigo!

Com todo mundo que eu falo, as pessoas alegam que a parte mais estressante do seu trabalho é responder as mensagens. 

Quase todas as pessoas que converso sobre este assunto reclamam que estão abarrotados de mensagens, e que isso está deixando elas doidas.

É fato que precisamos nos comunicar. Então que tal pensarmos um pouquinho sobre como sermos mais eficientes em nossa comunicação?

Que tal pensarmos em reduzir a quantidade de mensagens e melhorar a qualidade delas? Eu acredito que isso é algo possível e muito positivo. 

Então qualquer coisa que possa torná-los um pouco mais clara suas mensagens é muito bem-vindo.

Então vai algumas dicas…

1. Seja objetivo e escreva tudo de uma vez.

Quer me deixar doido é quando uma pessoa manda aquela mensagem do tipo: Oi tudo bem? E não escreve mais nada…

Ou aquelas mensagens: Oi posso fazer uma pergunta? Ué já não está fazendo? Então escreva de uma vez tudo o que você quer.

2. Deixe claro seu ponto central em uma única frase. 

Procure reduzir ao máximo o número de palavras, para que as pessoas ao lerem suas mensagens, entre centenas de outras que ela recebeu, possam compreender e responder rapidamente a sua.

3. Seja Simples

Antes de enviar a mensagem releia ela e  identifique se o ponto central da sua comunicação está muito claro. Para isso, minha sugestão é que você utilize palavras simples para se comunicar.

4. Seja Pessoal

Se essa mensagem foi muito longa não a envie, ao invés disso, pergunte à pessoa qual o melhor momento para contatá-la e reserve um tempo para falar com ela pessoalmente, por vídeo ou telefone.

Isso vai economizar muito tempo e energia de vocês, pois as pessoas não leem com atenção as mensagens longas e quando o fazem, as respostas costumam também ser muito longas e isso se torna ineficaz e uma grande perda de tempo.

5. Economize Tempo

Qualquer mensagem longa ou áudio acima de 1 minuto as pessoas detestam, então por favor resuma. Se for urgente dá uma ligadinha que vai ser mais rápido e mais objetiva a comunicação

6. Cuidado com a Emoção

Qualquer mensagem que possa gerar uma resposta emocional por parte de quem está enviando é de quem irá receber, tome muito cuidado, pois a interpretação é muito particular.

Minha sugestão é que não envie este tipo de mensagem. Se não for algo urgente, dê um tempo para esfriar a cabeça e agende um horário para conversar sobre o ponto que precisam alinhar.

7. Só envie o necessário.

Só enviem e-mail se precisar registrar ou documentar a informação. E quando enviar seja sucinto, positivo e específico.

Concluindo

Se Comunicação é a alma do negócio, melhorar a qualidade da sua mensagem, dando a devida atenção e respeito a utilização do tempo das pessoas é o Segredo do Sucesso.

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Escreva nos comentários se você tem outras dicas, compartilhe este vídeo, marque seus amigos e salve para rever este conteúdo novamente sempre que você precisar.

Muito sucesso e um forte abraço

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral de Plataforma de Investimento.

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