Quem Realmente é o Meu Próximo?

Quem Realmente é o Meu Próximo?

A Verdade Oculta na Parábora do Bom Samaritano

Quando lemos a parábola do Bom Samaritano geralmente a gente pensa em ajudar ao próximo. É isso que sempre foi ensinado para nós, que Jesus está falando de caridade, de fazer o bem para o próximo. Mas examinando o texto com mais atenção, não me parece que o tema Central ali é a ajuda ao próximo e eu quero convidar você a essa reflexão.

Seguindo a linha da reflexão que fizemos nas séries de mensagens sobre Jó, esposa e seus amigos, neste texto temos alguns lugares e personagens que teremos a oportunidade de conhecer melhor, a saber: Jesus, o Doutor da Lei, o Sacerdote, Levita e o Samaritano.

Vamos ler o texto Lucas 10.25 ao 37:

O Bom Samaritano 

25 E eis que certo homem, intérprete da Lei, se levantou com o intuito de pôr Jesus à prova e disse-lhe: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 Então, Jesus lhe perguntou: Que está escrito na Lei? Como interpretas? 27A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 28 Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: Quem é o meu próximo? 30 Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto. 31 Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. 32 Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo. 33 Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele. 34 E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele. 35 No dia seguinte, tirou dois denários e os entregou ao hospedeiro, dizendo: Cuida deste homem, e, se alguma coisa gastares a mais, eu to indenizarei quando voltar. 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Introdução

Lucas escreve que um Doutor da Lei que ouvia o que Jesus estava falando, queria colocá-lo à prova e fez a seguinte pergunta: “Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”

O Jesus perguntou: O que está escrito na lei? O homem que estava diante de Jesus era um Doutor da Lei e responde citando a Lei, e Jesus disse: “faça e viverás”… mas no versículo 29, o Doutor da Lei, querendo SE justificar pergunta: Quem é o meu próximo? 

Assim Jesus começa uma das histórias mais politicamente incorretas que ele poderia fazer diante daquela plateia. 

Quando estudamos hermenêutica no Seminário, devemos seguir algumas regras de interpretação bíblica e aqui elas apontam um outro caminho, um caminho diferente simplesmentes do amor ao próximo e vamos analisar um pouco mais para juntos a luz das Escrituras, da História e da Geografia do local para entender todo o contexto e o real significado dessa mensagem para hoje levarmos essa para casa e para as nossas vidas

Vamos lá, em qualquer processo de mentoria, aconselhamento pastoral e etc algo que aprendemos é que não devemos levar em conta os primeiros cinco ou dez minutos de qualquer conversa. Sabe por quê? Porque o verdadeiro problema nunca vem à tona no começo da conversa e as pessoas têm a tendência de esconder, mascarar o problema assim como criança que esconde o machucado para não passar merthiolate, e eu dou exemplos bíblicos: Adão e Eva. Quando Deus indagou do porquê Adão se escondeu, ele justificou pela sua nudez e Deus o repreendeu dizendo que ele só estava se vendo daquela forma porque comeu o fruto proibido. Adão estava nú ou não? Estava e não estou falando que mentimos, podemos até trazer um problema no começo da conversa, mas não é o problema central, o principal, e sim, um problema para disfarçar o verdadeiro.

A Bíblia diz que aquele homem queria colocar Jesus à prova e por isso fez a pergunta: “o que farei para herdar a vida eterna?” Fazendo uma análise gramatical literal já identificamos uma incongruência pois para herdar, você não precisa fazer nada, ou você é herdeiro ou não é, o seu nome está no no testamento ou não está, e é isso é ser herdeiro.

Mas Jesus como um bom judeu, respondeu a pergunta com uma outra pergunta: O que está escrito na Lei? A lei manda amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo! Então porque você tá me perguntando? Faça isso. 

Porém a verdadeira dor no peito desse homem não era simplesmente colocar Jesus à prova, mas sim buscar respostas sobre a sua Salvação, ele queria saber sobre a sua Justificação.

Ele pode até ter dito isso para seus amigos da sinagoga que iria pôr à prova a fidelidade de Jesus às escrituras, mas no decorrer do texto vemos este mesmo homem querendo justificar-se, querendo sentir-se justo. Veja que ele não estava bem com ele mesmo e ele pergunta quem seria o seu próximo, como quem quer pagar uma dívida, mesmo não sabendo se tem uma, pois assim, cumpriria a lei e ficaria livre de toda a obrigação, já que para ele a lei seria a sua salvação.

Jesus com um bom mestre deixou ele raciocinar e seguiu o raciocínio dele, já que estava tratando com um Doutor da Lei, que procurava saber quem que era o próximo para que ele pudesse ajudar a cumprir com a lei e assim poder sentir-se justo. 

Sendo assim, examinando esse texto com atenção encontramos algumas lições que eu gostaria de compartilhar com vocês:

1° Lição: Não é por que você está no Caminho Certo está livre de problemas

Jesus contou a história, que certo homem judeu descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair na mão dos ladrões que o tomaram tudo o que tinha e o homem estava caído na beira da estrada. 

O homem estava no caminho que foi feito para as pessoas transitarem entre as cidades.

Ele descia de Jerusalém. Lá ele poderia ter ido ao Templo fazer sacrifício, trabalhar etc. Não temos informação do que o homem fazia em Jerusalém, mas uma coisa temos certeza. Ele estava no Caminho certo e foi injustamente roubado, espancado, humilhado e estava quase morto, mesmo estando no caminho certo.

Vimos o mesmo acontecendo com a história de Jó que era um homem íntegro e mesmo assim veio um grande mal sobre sua vida.

2° Lição: Podemos fazer algo Errado mesmo fazendo o que é Certo

Na parábola vemos que o primeiro que passa por ele é um Sacerdote, que não o ajudou.

Mas por que o Sacerdote não ajudou?

Por ser fiel à Lei de Deus, dada a Moisés, o sacerdote deveria estar limpo, purificado. Durante o exercício da sua função ele  não poderia ter relações sexuais, não tocar em cadáver e nem em sangue. 

O curioso é que Jesus com essa história nos ensina que podemos ser infiéis mesmo sendo fiéis. 

Podemos fazer algo errado mesmo fazendo o que é certo e este é um grande paradoxo, não é? Você pode transgredir a lei de Deus cumprindo a lei de Deus.

No seminário na aula de Psicologia Pastoral estudamos o livro: Culpa e Graça. Nesse livro o autor trabalha o conceito de cura da culpa que nós sentimos não pelo mal que nós fazemos, mas pelo bem que deixamos de fazer. 

A vida é feita de escolhas e cada escolha feita é uma renúncia que pode nos trazer culpa não pelo mal que fazemos mas pelo bem que deixamos de fazer.

Com essa parábola, Jesus mostrou para o Doutor da Lei e para nós que, mesmo alguém sendo fiel pode estar em falta com o nosso semelhante.

3° Lição:  Não é por que o outro não faz que você não deve fazer 

Em continuação, na parábola, no caminho veio em seguida, um Levita, que curiosamente não ajudou e não era pelo mesmo motivo do sacerdote. 

Essa estrada de Jerusalém para Jericó ainda existem trechos dela. Jericó é, até hoje, o local habitado de mais baixa altitude do planeta: cerca de duzentos e cinquenta 250 metros abaixo do nível do Mediterrâneo. Já Jerusalém fica a 750 metros acima do Nível do Mar, então é como se descessem 1000 metros em apenas 30 quilômetros de estrada. 

A quem diga, mas isso não está no texto, que o levita por estar atrás, poderia ter visto que o Sacerdote não ajudou aquele homem e por isso passou de largo. 

O Levita não estava trabalhando no templo e podia cuidar do homem, porém, olhou, examinou e não fez nada.

Daí vem aquela filosofia: A se o pastor não foi porque eu tenho que ir? Se o sacerdote não fez, por que eu faria? Quantas vezes nós deixamos de fazer o bem por que outras pessoas não o fazem? Isso vai desde apagar uma luz ou recolher o lixo até fazer uma visita a uma pessoa que precisa de uma palavra, de uma oração. Será que isso é apenas responsabilidade de pastor ou todos nós somos chamados por Deus para ir e levar as boas novas para todos os lugares.

4° Lição: A Salvação vem da onde menos imaginamos

E finalmente aparece o Salvador, um Samaritano que seguia o seu caminho.

Quando eu falo que essa história é a mais politicamente incorreta que Jesus conta é porque ele apresenta como salvador um Samaritano, que era um povo muito odiado pelos judeus.

E você sabe por que os Judeus odiavam tanto os Samaritanos? Pausando um pouco nossa reflexão para uma explicação histórica e extremamente necessária, os Judeus odiavam muito os Samaritanos naquela época por algumas razões históricas. Resumidamente, das 12 tribos de Israel, as 10 tribos do Norte se separaram depois do reinado de Salomão por causa dos altos impostos cobrados pelo seu filho quando assumiu o reinado. Depois disso, eles mudaram a capital de Jerusalém para Samaria (por isso o nome Samaritanos) e começaram a adorar no monte Gerezim e não mais no monte Moriah, onde ficava o templo de Jerusalém. Eles se casaram com outros povos e permitiram que as suas culturas, ídolos e o culto a outros deuses de outros povos fossem introduzidos a sua cultura e por isso os judeus odiavam os samaritanos pois não os consideram puros, eles eram mestiços.

Então, Jesus, diante de uma plateia de Judeus e diante de um Doutor da Lei apresenta um samaritano como um Salvador (muito louco né?)

De acordo com a história, esse samaritano também foi muito ousado, pois deixou de lado o preconceito que sofria, o medo da rejeição, e mesmo assim pegou o homem quase morto, cuidou dele, colocou no seu animal e o levou até a hospedaria. 

5° Lição: Quem é meu Próximo?

Jesus ao final nessa história devolve a pergunta para o Doutor da Lei: 36 Qual destes três te parece ter sido o próximo do homem que caiu nas mãos dos salteadores? 37 Respondeu-lhe o intérprete da Lei: O que usou de misericórdia para com ele. Então, lhe disse: Vai e procede tu de igual modo.

Percebeu que Jesus trocou a ordem dos personagens? Jesus não perguntou quem é o próximo que necessitava de ajuda e sim quem é o próximo do homem que estava no chão, ou seja, quem é que será salvo, segundo a Lei, por ter ajudado aquele homem.

Está claro que o homem caído à beira do caminho era o próximo que necessitava de ajuda, mas a pergunta que Jesus fez é outra: Quem é o próximo do homem que estava no chão?

Jesus claramente diz para o Doutor da Lei que, se ele está querendo saber quem é o próximo para ajudar é ele quem realmente está precisando de ajuda. 

Se o tema central da mensagem fosse a Caridade, o próximo certamente seria o homem caído na estrada, mas como o tema central era como herdar a vida eterna, o próximo é quem estende a mão e de forma muito provocativa, Jesus não apresenta nem o Sacerdote e nem o Levita, ambos Judeus como seres de redenção e sim alguém completamente desprezível aos olhos dos judeus, um Samaritano. 

Sabe por que às vezes nós não encontramos ajuda, é porque a primeira coisa que precisamos fazer é ter a humildade para aceitar ajuda de alguém que desprezamos, de alguém que é como um Samaritano aos olhos dos Judeus.

Nós estudamos o livro de Jó e sobre como nós cremos em um Deus, ou melhor, em uma figura de Deus completamente Desfigurada. Nós criamos um Deus a nossa imagem e a nossa semelhança. 

Jesus muitas vezes é essa figura desprezada deste mundo. Jesus hoje está fora de moda porque é criacionista, acredita na literalidade da Bíblia, acredita que Deus criou o céu e a terra, acredita em coisas que hoje são consideradas fora de moda e você tem que ter a humildade para aceitar que esse Jesus é considerado como um Samaritano por muita gente, esse Jesus salva você, um Jesus que não está nos padrões do Politicamente Correto e que é muito provável que eu, você e nossas igrejas o rejeitasse se estivesse hoje nós.

Conclusão

Tivemos a oportunidade hoje de meditar nestas 5 lições:

  1. Não é por que você está no caminho que você não terá sérios problemas
  2. Nós podemos fazer algo muito errado mesmo fazendo o que é certo
  3. Não é por que o outro não faz que nós não devemos fazer
  4. A Salvação vem de onde não imaginamos
  5. Quem é o Meu próximo?

Eu ainda não sei muita coisa dessa vida, mas uma coisa eu aprendi desde pequeno é que se algum dia eu estiver me afogando e alguém for me socorrer, a primeira lição é não atrapalhe o Salva-Vidas, o seu Salvador. A pior coisa que você pode fazer é atrapalhar o Salva-Vidas e não deixar ele te tirar da água.

Então o que é ser salvo? O seu papel na salvação é não atrapalhar o seu Salvador, deixe ele tirar eu e você das águas do preconceito, dos rótulos, dos cargos e que possamos olhar para todos que estão ao nosso redor como nosso próximo, mas não simplesmente com o objetivo de salvá-lo mas para cumprirmos a obra de Redenção de Cristo em nós através dele.

Essa parábola tem sido mundialmente admirada e interpretada de várias formas. 

Por exemplo, muitos comentaristas antigos e modernos, dentre os mais famosos Agostinho, consideram essa parábola uma alegoria de nossa redenção. Se encararmos como uma alegoria de fato temos uma riqueza imensa de detalhes e significado, por exemplo:

Temos como o bom samaritano Jesus Cristo, o nosso Redentor completamente fora dos padrões esperados da época. O homem somos nós que estamos em declínio espiritual como se estivéssemos descendo de Jerusalém, conhecida como cidade santa para Jericó a cidade amaldiçoada. O diabo, inimigo e o mundo são os ladrões que nos espancam, nos roubam e nos envergonham. O texto apresenta também os símbolos religiosos da época, que são o Sacerdote e Levita, representando a religião que não pode nos salvar pois desciam pelo mesmo caminho que o homem e não foram capazes de salvá-lo. 

Jesus, o Samaritanos, nos encontra praticamente mortos em nossos pecados, ele cuida das nossas feridas, com Azeite, símbolo do Espírito Santo, um óleo puro feito para alimentar e iluminar os lugares e com Vinho, símbolo do seu Sangue do sangue de Jesus, da alegria e fartura da nação. O texto diz que esse Salvador Samaritano, não ia pelo mesmo caminho que os outros, ele ia pelo SEU CAMINHO, ou seja, não era o mesmo caminho que os demais. Ele nos restaura e nos leva à hospedaria, que é à igreja, nos confia ao hospedeiro que é o Espírito Santo e dá duas moedas de prata que seriam as Ordenanças: Batismo e Ceia. Ele parte dizendo que recompensá-lo por despesas adicionais e prometendo assim retornar.

Jesus assim resume todo propósito eterno de Deus para nossa Salvação nessa simples parábola.

O que me chama atenção nessa história é que se o Samaritano é Jesus, aquele homem caído à beira da estrada é o doutor da lei, sou eu e é você que precisa de ajuda.

Também entendemos que Jesus não salva alguém para deixá-lo à beira do caminho, Ele nos salva  e leva até a hospedaria. O Samaritano salvou aquele homem e não o deixou à beira da caminho, mas também não levou aquele homem para casa, e não o levou  para  Jerusalém, mas o conduziu para uma hospedaria à beira da estrada onde todo tipo de gente ficava, e essa hospedaria representa a igreja.

Quando Jesus salva, ele não te salva para te deixar sozinho no mundo, ele ainda não te leva para Nova Jerusalém, ele te leva para hospedaria, a igreja, e ser salvo requer um grau de humildade muito grande, primeiro para admitir que eu preciso de salvação, segundo para não atrapalhar o meu salvador, terceiro para deixar que o salvador te salve mesmo sendo ele um samaritano que é alguém odioso eu aprendi a desprezar desde a infância, e em quarto lugar, deixar que esse Samaritano me leve para igreja dele ou de todo tipo de gente vem.

O mais interessante é ter a humildade para estar dentro da igreja, cultuando ao lado do samaritano que eu desprezo e ao lado de pessoas como o Sacerdote e do Levita que recusaram me ajudar quando mais precisei.

Você teria humildade espiritual para Deus te trazer para igreja onde tem pessoas que te viraram as costas quando você mais precisou? Você aceitaria adorar do lado do levita e do sacerdote que te deixaram à beira do Caminho sem prestar socorro? Você teria essa humildade ou se recusaria a entrar? Ou aceitaria e deixaria o Samaritano levar você para a hospedaria?

Bem, todos os dias, o Samaritano Jesus vem trazendo pessoas para hospedaria, mas ele não deixa os que lá estão sem fazer nada, pelo contrário, a parábola termina dizendo que ele entregou dois denários ao dono da hospedaria e que ele cuidasse do homem e esse alguma coisa gastar mais eu o indenizarei quando voltar. Não precisamos ser contador ou economista para saber que só é indenizado quem fecha a conta no prejuízo, ou seja, quando alguém se achar cansado, menosprezado, impotente, se achando no prejuízo se mantenha firme pois Deus o indenizará.  

Tenha em seu coração que se você estiver caído à Beira do Caminho, deixe o Samaritano te buscar,  te salvar e se ele te levar para hospedaria vá com ele e uma vez na hospedaria, cuide dos demais que ele vem trazendo todos os dias. Se você se sentir no prejuízo, Ele prometeu te pagar quando ele voltar e assim um dia poderemos finalmente sair da hospedaria e voltar para o lar. 

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral de Plataforma de Investimento.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.