Na corda bamba, Você confia?

Na corda bamba, Você confia?

Provérbios 3.5-7

5 Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. 6 Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir. 7 Não se impressione com sua própria sabedoria; tema o Senhor e afaste-se do mal.

INTRODUÇÃO

Desde pequenos somos educados para confiar em nós mesmos. A sociedade estabelece as regras e nos diz que devemos estudar, estar bem preparados, devemos ser dedicados, competentes, fortes e, acima de tudo, confiantes em nós mesmos, pois somente pessoas confiantes conseguem sucesso, encontram a felicidade e dão certo na vida.

Será mesmo que a chave para uma vida segura, feliz e bem estruturada está em nossos méritos e na confiança que depositamos em nossas competências? 

A Bíblia diz que não!

Com o passar do tempo vamos ficando mais velhos, experientes e parece que vivemos em uma corda bamba. Instituições falem, Família se destroem, Economia balança, Saúde instável… tudo parece estar em uma corda bamba. Será que podemos confiar em algo?

No texto que lemos diz que a nossa confiança deve estar no Senhor. 

Mas o que significa isso? Como posso confiar em alguém que eu não vejo? Pior ainda. Como posso confiar unicamente em Deus e não em mim mesmo?

Tudo isso pode parecer um pouco estranho e parece nos colocar mais ainda em uma corda bamba, mas isso está escrito na Bíblia. 

Então hoje meu convite é para meditarmos atentamente neste texto para descobrir algumas lições para nos sentirmos seguros mesmo caminhando pela corda bamba da vida.

1° Lição para nos sentirmos seguros: CONFIE NO SENHOR

5 Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento… 7 Não se impressione com sua própria sabedoria.

Você sabe o que significa confiar no Senhor? 

Confiar no Senhor significa crer verdadeiramente que Ele é nosso Pai, nosso Senhor e nosso Provedor. Reconhecer que Ele nos ama e faz com que tudo coopere para o bem daqueles que o amam e foram chamados segundo o seu propósito (Is 63.16; Mt 5.48; Rm 8.28; SI 54.4; Mt 6.26; Hb 1.3; 1 Rs 17.4; Êx 16.32).

Achamos normal confiar nas pessoas, políticos e nas instituições. Recentemente vimos o problema com as Lojas Americanas. Todos confiavam nos balanços e nas auditorias que validaram o que estava escrito. Vejam o que aconteceu!

O  texto nos diz que devemos confiar em Deus de todo o coração. Mas em nosso relacionamento com Deus nós não podemos agir dessa forma. A confiança que o Senhor exige de nós é uma confiança total, plena, integral. A chave para todo relacionamento é a confiança.

Outro ponto que deve ser salientado é o fato de que a Palavra de Deus nos proíbe de depender de seu próprio entendimento.Por que não devemos confiar unicamente no nosso entendimento?

Infelizmente nosso entendimento não é perfeito, ele também foi contaminado pelo pecado e por isso está sujeito a falhas de toda espécie.

Quando vamos viajar para algum lugar com péssima higiene, você confia em comer naquele lugar sem o risco de passar mal? 

A essa altura da lição você pode estar questionando sua Fé e até se julgando: O que nos leva a não confiar em Deus?

O que nos leva a agir vacilante é nossa natureza contaminada pelo pecado. Somos doentes, contaminados pelo pecado. 

O pecado que habita em nós nos distancia de Deus e faz com que nós tenhamos sempre mais facilidade para confiar em nós mesmos, em nossa própria capacidade, em nossa própria competência, em nossa própria força. Contudo, devemos resistir a essa inclinação que temos para fazer aquilo que desagrada ao Senhor. Somos filhos de Deus e o Senhor não se agrada daqueles que confiam em si mesmos, mas aprova aqueles que depositam sua confiança no Senhor (Is 30.1-2; 31.2-3; SI 20.7). Nós, cristãos, devemos andar por fé, e não pelo que vemos (2 Co 5.7).

Na versão de Revista e Atualizada temos a tradução que diz: não te estribes no teu próprio entendimento.

Quem aqui já teve experiência de viver ou passar pela roça sabe o que é um estribo. Estribo é onde você coloca o pé para montar no cavalo. Também dá o nome de estribo ao ferro que fica na parte inferior das Caminhonetes, Caminhões e ônibus para conseguir subir. Estribo é a peça onde você coloca todo seu peso, toda a sua confiança entendendo que é aquilo irá te sustentar. 

Quando as escrituras dizem: Não te Estribes no teu Próprio entendimento, nós lembrando a verdadeira função de um estribo fica muito fácil entendermos o que Deus espera de nós. Ele deseja que lancemos sobre ele todo nosso peso com tamanha confiança e fé para nos impulsionar para uma vida plena. Não é que nosso conhecimento seja inútil. Deus nos deu sabedoria, dons e talentos para a glória dele, pois nossos pés precisam estar firmados em Deus através da fé e da sua Palavra.

2. Lição para nos sentirmos seguros: RECONHEÇA O SENHOR

 6 Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir. 

A orientação seguinte é para que nós reconheçamos Deus em nossos caminhos. O que significa isso? 

Reconhecer Deus em nossos caminhos significa primeiramente levar em consideração aquilo que Ele já fez por nós.Trazer a memória tudo que o Senhor já fez por nós.

Isso nos dará ânimo para enfrentar o futuro, sabendo que o mesmo Deus que esteve conosco ontem, está conosco hoje e estará conosco também amanhã.

É muito comum encontrarmos textos na Sagrada Escritura em que o autor convida o povo a olhar para trás, para sua própria história, e contemplar a atuação de Deus em seu favor. 

Ao considerar seu próprio passado o povo judeu é obrigado a ver a ação ininterrupta de Deus em seu favor em todos os momentos de sua história. 

Mas não é apenas a história do povo judeu que é repleta de manifestações do amor e da bondade de Deus. A minha história e a sua também estão certamente abarrotadas de testemunhos da ação misericordiosa e amorosa de Deus. 

Nós também devemos considerar nosso passado e trazer à lembrança todas as vezes em que a ação do Senhor em nossa vida se fez presente, todas as vezes em que a infinita bondade e misericórdia de Deus permeiam nossa existência, todas as vezes em que a majestosa providência do Criador nos contemplou com o sustento do pão, com a saúde, com o aconchego familiar, com a edificação espiritual, enfim, todas as vezes em que fomos alvo do grande e imerecido amor de Deus.

A constatação de que o Senhor atuou abundantemente em nosso passado deve ser a grande alavanca que nos impulsiona para o futuro. Nós, que fomos redimidos por Jesus, não temos o que temer. Nem mesmo o dia de amanhã deve nos causar temor e apreensão, pois nós contamos com a presença abençoadora do grande Deus.

Observe que o fato de que quando reconhecemos Deus em nossos caminhos o resultado é que ele nos mostra o caminho certo. 

Quando nós tentamos viver confiados em nós mesmos, na força de nosso braço e em nosso entendimento, tudo se torna obscuro, incerto, duvidoso. Isso acontece porque nós nunca teremos certeza se nós mesmos conseguiremos vencer todos os obstáculos da vida. Mas, quando nós confiamos em Deus de todo o nosso coração, tudo se torna claro. 

Isso é visto de forma muito clara quando andamos de avião. 

Quando estamos a caminho do aeroporto enfrentamos trânsito, vemos prédios enormes ao nosso lado, temos que fazer vários caminhos para chegar no nosso objetivo na hora certa. Mas quando o avião decola e olhamos para a cidade sob outro ponto de vista, tudo parece ser mais fácil, mas plano e sem nenhuma dificuldade. Não é verdade?

Assim é a vida sob o ponto de vista de Deus. Quando os obstáculos da vida passam a ser vistos do ponto de vista de Deus faz com que todos os nossos caminhos se tornem retos e planos.

3. Lição para nos sentirmos seguros: AFASTE-SE DO MAL

7 …tema o Senhor e afaste-se do mal.

Ao mesmo tempo em que a Palavra de Deus nos orienta a confiarmos em Deus, não confiarmos em nós mesmos e a reconhecer que Deus está presente em nossa vida ela também nos recomenda a nos afastarmos do mal. 

Essa orientação é bastante oportuna nesse contexto, pois quando nos propomos a tomar as rédeas de nossa própria vida ficamos inclinados a fazer uso de meios ilegítimos para não perdermos o controle da situação.

Para sermos bem claros podemos citar alguns exemplos. A pessoa que se apega ao dinheiro para manter sua própria vida e a de sua família sem reconhecer que seu sustento provém de Deus, não encontra dificuldades para utilizar meios nem sempre honestos para aumentar sua renda. Esse é o caso dos sonegadores de impostos, dos fraudadores e de todos aqueles que vivem em função do dinheiro e de tudo o que ele pode comprar, porque não reconhecem que Deus é quem nos sustenta (SI 104.10-28; 111.3-5; 127.1-5; 145.16). A pessoa que coloca sobre si mesma a responsabilidade de encontrar o caminho da felicidade fica extremamente vulnerável aos oferecimentos dos prazeres deste mundo e acaba assimilando o no Senhor estilo de vida e de divertimento daqueles que não conhecem Deus.

A Escritura claramente nos ensina que bem-aventurado é o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores (SI 1.1). Em outras palavras, a Escritura nos diz que é feliz e bem sucedido aquele que se afasta do mal e não tem qualquer prazer nele, mas tem prazer na lei do Senhor e nos caminhos do Senhor.

Aqueles que confiam no Senhor de todo o seu coração e reconhecem-no em todos os seus caminhos não podem, sob pretexto algum, ter uma vida moldada pelo pecado e pelo mal. Pelo contrário, sua vida deve ser um espelho de seu relacionamento com Deus, um relacionamento de confiança e gratidão. 

CONCLUSÃO

Como você deve ter observado a Palavra de Deus nos ensina a confiar ao Senhor todos os nossos desejos, necessidades, sonhos, temores, alegrias, enfim, somos orientados pela Sagrada Escritura a colocar toda a nossa vida aos pés do Senhor. 

Nossa vida é feita de ciclos. Deus em sua infinita sabedoria separou o dia da noite, permitiu que a terra orbitasse em volta do Sol para que tivéssemos 4 estações no ano e depois de 365 voltas tudo recomeçasse novamente. A vida tem seus ciclos perfeitos independente do que vemos ou sentimos, existe um tempo para todas as coisas.

O ensino do mundo é bem diferente desse, mas lembre-se de que o nosso compromisso é com Deus, e não com esse mundo contaminado pelo pecado. 

Se liga nessa história:

Conta-se que um homem esticou um cabo de aço sobre as Cataratas do Niágara, que ficam na divisa entre o Canadá e os Estados Unidos.

Em seguida, atravessou andando sobre o cabo de aço. Foi e voltou.

A multidão, extasiada, aplaudiu.

Aproximando-se de uma senhora que estava no meio do povo, aquele homem perguntou:

– A senhora acredita que eu consigo atravessar novamente?

– É claro! – respondeu a mulher.

– A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão?

– Sim, eu acredito.

– A senhora acredita que eu consigo atravessar levando um carrinho de mão com uma pessoa dentro?

– Tenho certeza que sim!

– Então, disse o homem: A senhora poderia, por favor, ajudar-me neste número, entrando no carrinho?

– De jeito nenhum!

Ela acreditava, mas não confiava!

E nós, confiamos ou apenas acreditamos? Esse é o nosso desafio e reflexão para hoje.

Provérbios 3.8-7

5 Confie no Senhor de todo o coração; não dependa de seu próprio entendimento. 6 Busque a vontade dele em tudo que fizer, e ele lhe mostrará o caminho que deve seguir. 7 Não se impressione com sua própria sabedoria; tema o Senhor e afaste-se do mal.

Para nos sentirmos seguros as escrituras nos encoraja a Confiar em Deus, Reconhecê-lo em nossa Vida e se Afastar do Mal

Aprender a confiar e a descansar em Deus, nos traz segurança mesmo se estivermos sentados em um carrinho de mão se for Deus que estiver nos conduzindo.

Eae você confia?

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral de Plataforma de Investimento.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.