4° Igreja e as Ordenanças

4° Igreja e as Ordenanças

A IGREJA E AS ORDENANÇAS

IGREJA

Como se formou a 1ª igreja da história?

Durante o seu ministério na face da terra, Jesus viveu como um que veio com a finalidade de começar uma nova comunidade. Ele se ofereceu à antiga comunidade (a nação judaica), mas esta o rejeitou (João 1.11,12). Chamou um grupo de discípulos, ou seguidores, e lhes deu os princípios normativos dessa nova comunidade (Mateus 5.1-10; convém ler todo Sermão do Monte, onde são descritas as características dos que pertencem a essa nova comunidade). Jesus designou doze homens como líderes (Marcos 3.13-19). Além do mais, Jesus declarou que essa nova comunidade chamar-se-ia igreja (Mateus 16.16-18).

O que se entende por uma igreja cristã?

As seguintes expressões e passagens vão nos ajudar a compreender o que é uma igreja de Jesus Cristo.

1. É um grupo de companheirismo. Leia Atos 2.42: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos Apóstolos, vivendo em amor Cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações.”

2. Uma igreja é um corpo. O corpo humano é formado de várias partes, a saber: cabeça, tronco e membros. Leia Colossenses 1.18 e responda quem é o corpo e quem é a cabeça.

3. A igreja é um “templo espiritual. A igreja, o templo de Deus, é espiritual, formada por homens e mulheres que foram regenerados pelo Espírito Santo, em todos os tempos (passado, presente e futuro) e todos os locais da Terra.

Qual o Fundamento da Igreja?

É importante que se note o seguinte:

  1. Jesus é o instituidor da Igreja;
  2. Ele é o Senhor (Dono, o Soberano) da Igreja;
  3. A igreja, por ser de origem divina, não poderá ser destruída. O fundamento da igreja é o próprio Jesus Cristo (Efésios 2.19-21). Esta é a razão pela qual a igreja jamais será derrotada, por mais que se esforcem os poderes do mal.
  4. Uma vez que a igreja está sob o domínio ou senhorio de Cristo nenhum outro organismo tem autoridade sobre ela. O Estado e a Igreja devem respeitar-se mutuamente, mas não deve haver ingerência de um sobre o outro. Leia Mateus 22.21.

ORDENANÇAS

O simples fato de sermos salvos pelo Senhor Jesus Cristo e possuirmos uma nova natureza (II Corintios 5.17), constitui-se o mais elevado privilégio que alguém poderia almejar. Mas a graça de Deus é abundante e se multiplica em bênçãos que são renovadas em todos os dias (João 1.16). Cristo falou aos seus discípulos que veio trazer-lhes vida abundante (João 10.10). A nova vida em Cristo é uma vida plena de significado. Também plena de privilégios, que nos são concedidos através do amor extraordinário de Deus. Neste estudo vamos destacar alguns privilégios da nova vida em Cristo.

BATISMO

Aqueles que estão decididos a serem discípulos de Jesus – após pública profissão de fé, são batizados por imersão, conforme prática neotestamentária, sem nenhuma distinção de sexo, cor, grau de instrução, raça e nacionalidade. O principal requisito é ter o candidato aceito o Senhor Jesus Cristo como Salvador pessoal.

CEIA DO SENHOR

Constitui-se num memorial prescrito pela Palavra de Deus que deve ser praticado pela congregação, não ocorrendo nenhum efeito místico (consubstanciação ou transubstanciação). Os batistas favorecem a ceia livre, entendendo que é questão de consciência própria do cristão, conquanto que membro de uma igreja notadamente evangélica com a qual esteja em comunhão. (1Co 11.23-28; Mt 26.24-30)

A IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO PELO BATISMO

Batizar, pela origem da palavra, quer dizer imergir ou mergulhar. O batismo é o sinal de identificação do discípulo com Jesus Cristo. Sua prática foi ordenada pelo próprio Senhor aos seus seguidores.

2.1. João Batista, precursor do batismo cristão.

Às margens do Jordão surgiu uma estranha figura anunciando a chegada do Reino de Deus e a necessidade de arrependimento dos pecados. Sua mensagem compungiu os corações, e o povo saia das cidades para ir ter com ele. Pelo seu ministério específico foi chamado de João, o Batista.

               Leia João 1.6-8 e 1.33. Com que autoridade João batizava?

De acordo com João 1.29-34, o ministério de João foi de preparar o caminho para a manifestação do Filho de Deus. De que modo ele reconheceu que Jesus era o Cristo?

2.2. Jesus aprovou o batismo.

Lendo Mateus 3.13-17 descobrimos que Jesus aprovou o batismo. Que fato, naquela narrativa, nos permite fazer tal declaração?

Em Mateus 28.18-20 encontramos outra evidência de que Jesus aprovou o batismo. Qual é essa evidência?

Ao submeter-se ao batismo de João e, depois, ordenando o batismo dos novos discípulos aos seus seguidores, Jesus demonstrou que o batismo faz parte integrante da nova vida em Cristo (leia Atos 8.38,39; 2.38).

2.3. O significado do batismo.

De acordo com Romanos 6.1-10, o batismo tem, pelo menos, 3 significados fundamentais:

1) Representa a morte e ressurreição de Jesus Cristo;

2) Proclama uma experiência transformadora na vida do crente, qual seja, a morte do velho homem para o pecado e a ressurreição do novo homem em Cristo;

3) Simboliza a bem aventurada esperança na gloriosa ressurreição do corpo quando o Senhor voltar.

2.4. A condição essencial para ser batizado.  

Leia Atos 2.38 e 8.38,39. De acordo com essas duas passagens, há duas condições essenciais para que alguém seja batizado: arrepender-se e receber a Cristo e Seus conceitos de vida.

O batismo esvazia-se de conteúdo se não exprimir verdadeiramente a passagem da morte para a vida através do arrependimento pelos pecados, e se não houver aceitação de Cristo pela fé, como único que pode nos remir. E suma, o batismo é um testemunho público do poder transformador do Evangelho. É o sinal de identificação com o Senhor da nova vida, Jesus Cristo.

A IDENTIFICAÇÃO COM CRISTO PELA CELEBRAÇÃO DA SUA MORTE – A CEIA DO SENHOR

Na noite em que foi traído, pouco antes de sua morte na cruz, Jesus celebrou e instituiu a Ceia do Senhor (leia Mateus 26.24-30). A finalidade da celebração da Ceia do Senhor é, pois, relembrar aos crentes ou discípulos, como memorial, o sacrifício expiatório de Cristo.

Em I Coríntios 11.23-28 a celebração da Ceia do senhor aparece bem detalhada. Leia essa passagem, e depois responda às seguintes perguntas:

1) O que simboliza o pão repartido entre os discípulos? I Coríntios 11.24

2) O que simboliza o cálice na celebração da Ceia do Senhor? I Coríntios 11.25

3) O que fazemos quando celebramos, como igreja, a Ceia do Senhor? I Coríntios 11.26

4) Qual deve ser a nossa atitude antes de participarmos de celebração da Ceia? I Coríntios 11.28

Ao participarmos da celebração da Ceia do Senhor estamos nos identificando como membros da nova comunidade estabelecida por Cristo – a Igreja – e, ao mesmo tempo declarando aceitar o novo pacto entre deus e os homens pelo sangue de Cristo.

O Batismo e a Ceia do Senhor, as duas ordenanças da igreja e não sacramentos. Símbolos da redenção e sua observância envolvem realidades espirituais na experiência cristã.

PARA VOCÊ PENSAR

A nova vida em Cristo é uma vida abundante. É plena de privilégios. Cada privilégio implica em uma responsabilidade.

Que todos possam viver essa nova vida desfrutando, de forma responsável, os privilégios que Deus nos concede por sua graça e amor!

Este estudo é de domínio público. Sua autoria é desconhecida e pode ser usado livremente para fins educacionais.

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral de Plataforma de Investimento.

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