5° Deus

5° Deus

DEUS

Neste estudo vamos verificar o que a Bíblia ensina a respeito da pessoa de Deus. Numa época em que tantas idéias e conceitos a respeito de Deus são divulgados, é bom verificarmos o que o próprio Deus revelou a respeito de Si mesmo na Bíblia. É bom que se note o seguinte: A Bíblia não procura provar a existência de Deus. Esse fato é tomado como indiscutível. É por essa razão que no primeiro versículo da Bíblia encontramos a declaração: “No começo Deus criou os céus e a Terra” (Gênesis 1.1).

O NOME DE DEUS

A palavra “Deus” não é nome. Refere-se antes a um título que usamos para designar o Ser supremo, o Criador de todas as coisas. Os povos antigos tinham muitos deuses e estes possuíam nomes que os identificavam. Ao revelar-se ao seu povo escolhido, Deus revelou-se com “Eu Sou” (Êxodo 3.14). Em Isaías 42:8 encontramos a expressão “Eu Sou o Senhor; este é o Meu nome”. (A palavra em hebraico traduzida com Senhor é Jeová.) O nome Deus é pessoal e sagrado. O terceiro mandamento diz: “Não use o MEU NOME sem o respeito que ele merece; pois EU SOU O SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome” (Êxodo 20.7).

A NATUREZA DE DEUS

A Bíblia tem muitas expressões que nos falam a respeito da natureza e do caráter de Deus, veja:

1. Deus é Espírito. Vejamos o que Jesus falou a respeito em João 4.24: “Deus é espírito, e por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e em verdade”. Como ser espiritual ele está livre de todas as limitações do corpo, embora algumas vezes tenhamos de usar a figura do corpo para ilustrar aspectos de sua atuação em relação aos homens.

2. Deus é Luz. João, um apóstolo de Jesus Cristo, assim se expressou a respeito de Deus; “… Deus é luz, e não há Nele nenhuma escuridão”. (I João 1.5). A palavra trevas significa ignorância, erro e pecado. A palavra luz simboliza sabedoria e pureza. Deus é um ser perfeito e todo-poderoso.

3. Deus é amor. Há muitas coisas nesta vida que nos deixam perplexos, mas quando colocamos tais coisas ao lado da cruz do calvário todas as dúvidas desaparecem. Leia Romanos 5.8: “Mas Deus nos mostrou o quanto nos ama: Cristo morreu por nós quando ainda vivíamos no pecado”. (Ver também I João4.10).

4. Deus não tem limitações. Consideremos as seguintes afirmações que a Bíblia faz a esse respeito:

a) Deus é eterno. Deus não tem princípio nem fim. Por isso, é chamado Deus eterno. Leia Salmos 90.2: “antes de formares os montes e de começares a criar a Terra e o Universo, Tu és Deus eternamente, no passado, no presente e no futuro.”

b) Deus está em toda parte. Atos 17.27,28: “Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo, embora ele não esteja longe de cada um de nós… Nele vivemos, nos movemos e existimos… ”

c) Deus sabe de todas as coisas. Ele conhece o passado e presente e o futuro. Salmo 139.4: “Antes mesmo que eu fale, Tu já sabes o que vou dizer”.

d) Deus é Todo Poderoso. A Bíblia encontra-se plena de expressões que nos informam que a Deus tudo é possível. Salmo 62.11: “Mais de uma vez tenho ouvido Deus dizer que o poder é Dele.”

5. Deus é Pai. De um modo geral acredita-se que Deus é o Pai de todos. Essa declaração tem sentido quando se pensa em Deus como Criador e preservador da raça humana. Erram aqueles que se baseiam nessa afirmação, pensando em garantir a sua salvação.

A Bíblia ensina que há um aspecto particular na paternidade de Deus. É a paternidade que se fundamenta na adoção através de Jesus Cristo. João 1.12 diz: “Porém alguns creram Nele e O receberam, e a estes Ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus.” À luz desta declaração, quem são os verdadeiros filhos de Deus?

6. Deus é justo. (faz aquilo que é correto). Salmo 145.17: “O Senhor é justo em todos os seus atos e fiel em tudo o que faz” (leia também Oséias 14.9).

A TRINDADE

Ao ensino de que há um só Deus em três pessoas distintas chama-se Doutrina da Trindade. A palavra trindade não se encontra na Bíblia, mas o ensino encontra-se claramente ali. Muitos acham a doutrina de difícil compreensão. Nunca devemos imaginar que algo está errado só porque não o compreendemos bem. O problema de comparação matemática no sentido de 1+1+1=1. A unidade de que a Bíblia nos fala é ética e não numérica. Isto quer dizer que o Pai em sua natureza é Deus, o mesmo acontecendo com o Filho e o Espírito Santo. Existe um só Deus (Deuteronômio 6.4), que se manifesta em três pessoas.

A Bíblia evidencia a respeito da unidade de Deus em três pessoas:

  1. A Bíblia ensina que Jesus e o Pai são um: “Eu e o Pai somos um” (João 10.30): “Quem me viu a mim viu ao Pai…”
  2. A Bíblia ensina que Jesus e o Espírito Santo são um. Jesus, ao referir-se à vinda do Consolador, o Espírito Santo, igualou a presença do Espírito Santo à Sua própria presença (João 14.16,17).
  3. A Bíblia ensina que Deus e o Espírito Santo são um. “Disse então Pedro: Ananias, porque encheu Satanás teu coração para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade… Não mentistes aos homens, mas a Deus”.

A OBRA DE DEUS

A Bíblia ensina que Deus opera em três áreas:

1. Na criação. Deus criou o universo do nada. Ao lermos Gênesis 1.1- 4 verificamos que tudo quanto Deus fez era bom.

2. No domínio. Deus tem o domínio sobre todas as coisas. O que os homens realizam, o fazem pelo poder que Deus lhes concede (leia as seguintes referências sobre o assunto: Salmo 145.13; I Coríntios 4.20; Romanos 8.28 e Filipenses 2.13).

3. Na salvação. Deus criou o homem sem pecado. Mas o homem escolheu pecar e não obedecer à Palavra de Deus. Por incrível que pareça, Deus tomou a iniciativa para a redenção do homem, enviando o seu único Filho para morrer em nosso lugar: “Porque Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único filho, para que todo aquele que Nele crer não morra, mas tenha a vida eterna” (João 3.16). O Deus revelado nas páginas das Escrituras Sagradas é um Deus cuja natureza requer uma adoração espiritual e sincera. Ele tudo sabe e tudo pode. Esse fato, além de levar-nos a ter mais cuidado com aquilo que falamos e fazemos, constitui-se em motivo de alegria, pois Deus está sempre ao nosso lado para nos ajudar.

A melhor maneira de sermos gratos a Deus pelo Seu amor é através da entrega incondicional de nossas vidas para o seu serviço.

PARA VOCÊ PENSAR

1.  A maior parte da humanidade afirma crer em Deus. Mas questão vital é: Em que tipo de Deus você crê? No Deus revelado a Bíblia, Criador do céu e da terra ou num Deus criado à imagem e semelhança do homem?

2. A idolatria sempre foi proibida nas páginas das Escrituras Sagradas. Pode ser que você não adore um ídolo de madeira, barro, prata ou ouro, mas pode haver alguma coisa que se constitua em ídolo em sua vida, como: seu emprego, seus estudos, as diversões, etc. Qualquer coisa que interfira em sua lealdade para com Deus constitui-se em idolatria. Procure verificar se existe algum ídolo em sua vida.

3. Em romanos 12.1-2, Paulo estabelece uma série de atitudes que devemos ter, a fim de podermos experimentar, a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Quais são essas 3 atitudes?

O plano de Deus é que cada crente em Jesus Cristo experimente a sua vontade. Você está enquadrado no plano de Deus?

DECLAÇÃO DE FÉ DA CONVENSÃO BATISTA NACIONAL

VERDADEIRO DEUS – Cremos que há um e somente um Deus vivo e verdadeiro, Espírito infinito e inteligente, cujo nome é Jeová, Criador e Senhor Supremo dos céus e da terra, indizivelmente glorioso em santidade e digno de toda honra, confiança e amor; que na Unidade Divina há três pessoas, o Pai, o filho e o Espírito Santo, iguais em todas as perfeições divinas e que executam ofícios distintos, mas harmônicos na grande obra da Redenção (Jo 4.24; Sl 147.5;  Sl 83.18; Hb 3.4; Rm 1.20; Jr 10.10; Ex 15.11; Is 6.3;  1Pe 1.15, 16; Ap 4.6-8; Mc 12.30; Ap 4.11; Mt 10.37; Jr 12.2; Mt 28.19; Jo 15.26; 1Co 12.4-6; 1Jo 10.30; Jo 5.17; 14.23; At 5.3,4; 1Co 2.10,11; Fl 2.5,6; Ef 2.18;  2Co 13.13; Ap 1.4,5).

Este estudo é de domínio público. Sua autoria é desconhecida e pode ser usado livremente para fins educacionais.

Sobre o Autor

Rafael Mantuan
Rafael Mantuan

Planejador Financeiro Pessoal e Coach. Fundador do Instituto Sucesso e Gerente Geral de Plataforma de Investimento.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.