Perder Dinheiro No Tesouro Direto – Fique de olho!
É possível perder dinheiro aplicando no Tesouro Direto?
Sim é possível e muito mais comum do que você imagina. Diversos investidores, cometem erros e acabam por perder dinheiro no Tesouro Direto.
No entanto, o Tesouro Direto é uma das melhores opções de renda fixa presentes hoje no mercado financeiro. Além disso, esse investimento possui um baixo risco de crédito.
Podendo ter seu rendimento pré ou pós-fixados.
A noticia boa de hoje é que você pode evitar esses erros de iniciantes. Quer saber mais? Então Vem Comigo! ( piscadela 😉 )
Como Evitar Perder Dinheiro No Tesouro Direto?
Indicado então, para todos os perfis de investidores, esses títulos públicos possuem boas rentabilidades.
Bem como, um baixo valor inicial necessário, liquidez diária e baixíssimo risco de crédito. Entretanto, apesar de ser relativamente simples, as dúvidas de muitos investidores os levam aos erros.
Desse modo, abaixo eu gostaria de listar os erros mais comuns que vejo para que você os evite.
1. Taxa de Administração no Tesouro Direto
Se você não deseja perder dinheiro no Tesouro Direto, não pague taxas de administração.
Alguns bancos e corretoras possuem taxas bem mais acessíveis e até isenção para você investir. Mas, você NÃO precisa pagar nenhuma taxa administrativa, bastando apenas encontrar um banco ou corretora que não realize essa cobrança.
Pagando então, apenas uma taxa de custódia que é obrigatória, e com valor de 0,3% anuais. Que é comprada pela Bolsa de Valores, para a custódia de seus títulos.
Mas fique ligado, no mercado financeiro não tem almoço grátis. Toda isenção tem no fundo a intenção de agregar algo com custo pra você, fique esperto.
2. Não Venda Antes de 30 Dias no Tesouro Direto
Apesar de possuírem liquidez diária, resgatar uma aplicação antes de 30 dias, não é vantagem.
Pois, nesse caso irá ocorrer uma cobrança do IOF em cima da rentabilidade. Suas alíquotas, entretanto, seguem tabela regressiva e zeram no 30° dia da aplicação. Começam com 96% do seu rendimento no primeiro dia!
Então se sacar antes dessa data o IOF irá retirar praticamente todo seu rendimento.
Logo, qualquer investimento conservador não possui vantagens se houver resgate antes de completar 30 dias.
3. Cuidado! Com a Mordida do Leão (Imposto de Renda)
O Leão não está de brincadeira não! As aplicações de Renda Fixa, em sua grande maioria têm a cobrança de Imposto de Renda. É uma tabela regressiva que nos primeiros 6 meses vai morder 22,5% do rendimento, caindo para 20% de 6 meses a 12 meses, acima de 12 meses vai para 17,5% chegando em 15% após o 24 mês da aplicação.
Então a dica é dar tempo ao tempo. Pense bem antes de ficar mudando as aplicações de lugar.
4. Vender Antes do Vencimento
Outro erro comum, que podem levar você a perder dinheiro no Tesouro Direto, é vende-lo antes do vencimento.
Isso porque, a rentabilidade acordo no momento da aquisição, só é garantida se você esperar o vencimento da aplicação. Pois, uma venda antecipada, caracteriza uma negociação com valores de mercado.
Esses sofrem oscilações de acordo com o título, alterando sua rentabilidade. Ou até mesmo, levando a perda significativa dela.
5. Prazos e Remuneração do Tesouro Direto
Como sabemos, todo título público possui prazo de vencimento, mas possuem venda antecipada.
Bem como, possuem liquidez diária e são garantidos pelo Governo Federal. No entanto, não significa que todos os tipos possuem os mesmos níveis de risco de crédito.
Ou, que todos irão servir para os seus objetivos financeiros.
Digamos, por exemplo, que você gostaria de criar uma reserva de emergência. Dessa forma, o Tesouro Selic é o mais indicado, pois possui liquidez diária e não tem risco de desvalorização no resgate.
Sendo assim, afim de evitar perdas é necessário que o investidor iniciante, estude sobre cada categoria.
Evitando assim, por exemplo, não obter um investimento longo prazo para seus objetivos de curto prazo. Além disso, quanto maior os prazos de um título, maior será a oscilação de seus preços.
Dessa forma, na dúvida da melhor categoria para você, faça uma simulação no próprio site do Tesouro.
6. Dinheiro Parado Na Conta
Além disso, para não perder dinheiro no Tesouro Direto, é preciso muita atenção.
Ou seja, acompanhe os vencimentos dos títulos e pagamentos do cupom. Pois, o dinheiro cairá na sua conta, e ficará disponível para ser resgatado ou reinvestido.
Mas, caso fique parado, ele irá ficar sem render e perder para a inflação.
Bem como, estando ao risco de crédito presente nas instituições bancárias ou corretoras. Pois, seu dinheiro está assegurado apenas quando investido, já que possui custódia em seu nome.
Contudo, ao ficar disponível em conta, ele possuem garantia limitada e depende o caso pode ser perdidos em casos de quebra da instituição.
7. Investimento Total
Concentrar todo capital em um único investimento, é a forma mais fácil de perder dinheiro.
Isso serve para qualquer tipo de investimento, por isso é importante diversificar sua carteira. Exceto, quando você possui pouco aporte e faz um investimento conservador.
Daqueles que, sua rentabilidade líquida supera a inflação.
Portanto, não invista todo patrimônio em títulos atrelados à inflação e/ou prefixados. Além disso, invista primeiro em construir uma reserva de emergência para você.
Do contrário, poderá haver perdas caso realize uma venda antecipada nessas duas condições.
Logo, se você investir nessas duas categorias, certifique-se também de investir em opções mais seguras e conservadoras. Aplicando assim, sua reserva de emergência nelas.
Caso, possa apenas investir em um investimento a princípio, é recomendado o Tesouro Selic.
Então, agora que você já sabe os maiores erros que podem levar a perder dinheiro no Tesouro Direto. Não perca mais tempo e invista de forma segura, evitando seguir os mesmos passos de outros investidores iniciantes.
Você comete ou já cometeu algum destes erros? Compartilhe sua história com a gente nos comentários.
Marque seus com seus amigos que precisam dessa orientação.
Também deixe o seu feedback é extremamente importante para nós.
0 Comentários